Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Caiado e Lula serão bons parceiros porque estão comprometidos com a política civilizatória do país, garante José Nelto

Compartilhar

O deputado federal reeleito, José Nelto, do PP, não tem dúvidas de que, apesar de não ter votado no presidente Lula (PT), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) será um dos chefes estaduais que “mais vai contribuir com o país na parceria com o governo federal”. “Eles foram antagônicos no passado, mas hoje os dois estão comprometidos com a política civilizatória e contra o golpe, contra o negacionismo e a favor da ciência”, destacou em entrevista ao Diário de Goiás, nesta segunda-feira (23/01).

O fato do governador Ronaldo Caiado sonhar em disputar a presidência da República em 2026 também não atrapalhará às relações entre ambos. “Governo não faz oposição a governo e não há menor sentido neste momento fazer parceria com o Governo Federal a não ser pensando no Estado. Tem de ser bom para Goiás e Brasil”, pontuou. “Ambos hoje estão com cabeça branca. Vão saber diferenciar as coisas”, explica.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: José Nelto: “Chegou a hora de o Congresso colocar o STF no seu devido lugar”

Publicidade

“Não haverá, no meu ponto de vista, entre Lula e Caiado, nenhuma dificuldade para fazerem juntos, bons governos. Será uma parceria que vai melhor a vida da população”

Publicidade
José Nelto em entrevista ao Diário de Goiás

Nelto pontua que apesar de ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições, Caiado não representa valores bolsonaristas. “Hoje, Caiado representa os conservadores, o centro e representa os sociais democratas. Seu governo é um governo social. Ele fez um governo democrático. Ele é comprometido com a democracia, com a segurança jurídica e também  com as forças progressistas e desenvolvimentistas do país”, sacramenta.

Prioridades na infraestrutura de Goiás

O deputado federal reeleito diz que atuará com independência junto ao Governo Federal, mas já deu sinais que irá colaborar com o presidente Lula. Suas principais demandas, explica ao Diário de Goiás, estão nas obras de infraestrutura. Para ele, é necessário dar celeridade a obras que permitam o escoamento do trânsito na BR080 na divisa entre Goiás e Mato Grosso. 

Publicidade

“Eu vou cobrar do governo federal todos os projetos em Goiás. Vou tentar ajudar muito Goias. A duplicação da GO-080. Vou organizar a bancada e fazer uma audiência pública com a presença do Governador do Mato Grosso e do Ministério dos Transportes para que o Governo Federal possa concluir a BR-080, nas proximidades de Luiz Alves. Fui o responsável de colocar 40 milhões de orçamento da união”, relembra.

Há outras prioridades também: “Na BR 060, por exemplo, temos  o Anel Viário de Formosa. A BR 070, de Itaberaí a Cocalinho, a Pirenópolis. Temos o próprio Anel Viário de Goiânia” destacou. Todas essas obras também são prioridade do Governo Estadual e já foram pauta junto ao Governo Federal, nesse primeiro momento das gestões.

O pepista também destaca que quer propor em audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a revisão dos valores cobrados nos pedágios da BR-153, atualmente, sob concessão da Ecovias do Araguaia. “Fizeram um asfalto a R$ 1,99”, destaca. 

“No período chuvoso o asfalto derreteu e está cobrando pedágios nas alturas. Pedágios exorbitantes. Pela condição da rodovia, a situação dela, a empresa está tendo lucros exorbitantes e nós queremos um calendário da duplicação e qual o período. Se for um período longo, precisamos de discutir a privatização e sua concessão”, completa.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.