22 de dezembro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Caiado diz que não vai cometer pecado de escolher candidato a prefeito de Goiânia sozinho

Governador muda estratégia e adia definição do nome em Goiânia para depois da janela partidária, em 6 de abril, alegando que vai consultar os partidos
Governador agora fala em definição após janela partidária que acaba em março foto Diário de Goiás
Governador agora fala em definição após janela partidária que acaba em março foto Diário de Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) já admite a escolha do nome do pré-candidato da base aliada para disputar a Prefeitura de Goiânia somente após o fim janela partidária, que termina no início de abril, após consultas para evitar o “pecado de escolher sozinho”. A janela partidária é o período para troca de partidos com filiações em outras legendas, iniciado em 6 de março, que vai até 6 de abril.

Ao falar sobre as movimentações devido ao prazo da janela partidária nesta segunda-feira (11) ele disse: “Estamos trabalhando para montar uma chapa bem representativa não só do União Brasil, mas de todos os partidos da base do governo”.

E completou em seguida: “Esse processo é de construção, nessa hora não se pode excluir ninguém de ser consultado. Foi o que aprendi desde cedo na vida política”, pontuou Caiado.

“Esse pecado não vou cometer”, diz Caiado sobre escolha de nome em Goiânia

O governador continuou, na mesma linha, afirmando que “não existe candidatura de A ou de B. O que existe é uma candidatura que possa convergir, que tenha o apoio da maioria dos nossos deputados, dos nossos prefeitos que entendem ser aquele o melhor representante, dos presidentes de partido. Então é isso o que temos acomodado para não ter aquela ideia de que se lançou uma candidatura e a maioria não foi ouvida, não foi consultada. E esse pecado não vou cometer”.

Mudança de estratégia

A colocação de que vai aguardar para depois da janela partidária contraria declarações anteriores indicando que o governador tinha pressa e definiria o nome até fevereiro. Em janeiro, ele chegou a declarar: “O mês de fevereiro é o mês fundamental para que tenhamos esse processo bem avançado, e a partir daí ter uma definição da grande maioria dos municípios goianos”.

A expectativa também era vivida desde 2023 por pré-candidatos da base, como o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB), por exemplo. Os sinais de que a definição viria rápido agitaram a agenda também de outro nome que foi cotado para ser o pré-candidato da base, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) Bruno Peixoto, que já desistiu.

Por outro lado, a nova estratégia é vista com naturalidade e aprovação no União Brasil. O presidente do Diretório Metropolitano, Marcos Roberto Silva, destaca que a intenção do governador é fortalecer a legenda na Região Metropolitana de Goiânia. Além disso, busca definir primeiro as chapas proporcionais (pré-candidatos a vereador) e depois as majoritárias (pré-candidatos a prefeito).

Segundo ele, somente nesta segunda-feira o UB filiou quatro pré-candidatos a vereador e a filiação de outros 16 nomes é esperada também para essa segunda. “Com a presença do governador”, observou.


Leia mais sobre: / / / / / Eleições 2024 / Política