14 de novembro de 2024
Solenidade de posse

Caiado destaca importância do Ministério Público na posse de novos promotores de Justiça

Caiado ressaltou o trabalho do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) como diferencial para assegurar os direitos do cidadão goiano
A cerimônia, realizada na sede da instituição, em Goiânia, formalizou a entrada dos novos integrantes que irão atuar em todas as regiões do Estado. (Foto: Walter Folador).
A cerimônia, realizada na sede da instituição, em Goiânia, formalizou a entrada dos novos integrantes que irão atuar em todas as regiões do Estado. (Foto: Walter Folador).

Durante a solenidade de posse de 42 promotores de Justiça substitutos aprovados no último concurso, o governador Ronaldo Caiado ressaltou o trabalho do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) como diferencial para assegurar os direitos do cidadão goiano. “A presença física de vocês é fundamental. É impressionante o que vocês trazem de garantias para a população”, afirmou.

Caiado destacou a parceria entre o MPGO e Governo de Goiás, bem como enalteceu o reforço no quadro do órgão independente nas comarcas do interior para avançar em pontos que demandam ações transversais, como o combate ao feminicídio e ao narcotráfico. “Espero contar com toda ajuda, assim como conto agora. Que vocês possam impor suas prerrogativas para cuidar do cidadão, porque é assim que nós vamos construir o estado de Goiás”, afirmou.

A cerimônia, realizada na sede da instituição, em Goiânia, formalizou a entrada dos novos integrantes que irão atuar em todas as regiões do Estado. O certame ofereceu 28 vagas, mas para ampliar a presença da instituição, foram nomeados 42 aprovados.

“Não há melhor investimento para o MPGO do que a incorporação de novos membros. Vocês vão levar nossa instituição à frente com a mesma honra e coragem”, declarou o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra.

Parceria

O Governo de Goiás e o Ministério Público estadual mantêm histórico de parceria. Desde abril, o MPGO passou a integrar, formalmente, o Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Goiás (Sisp/GO), iniciativa que objetiva o aprimoramento das investigações de crimes e o reforço no combate ao crime organizado. Desta forma, a instituição e as forças de segurança do Estado e da União conseguem obter maior alcance e agilidade na condução de investigações.

O concurso teve 5,3 mil candidatos. “Vocação é aquilo que somos chamados a ser. Nossa turma é formada por pessoas que desejam ser promotores de Justiça. Desejam defender o ordenamento jurídico, o estado democrático de direito e os interesses sociais e individuais”, afirmou o empossado que discursou em nome da turma, Rafael Gonçalves do Carmo.

Prestigiaram ainda a sessão solene os desembargadores Carlos Roberto Fávaro (Tribunal de Justiça de Goiás) e Flávio Marcelo de Azevedo (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), além de procuradores, subprocuradores e promotores de justiça.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado