25 de novembro de 2024
Aclamação • atualizado em 15/04/2023 às 11:30

De olho em 2026, Ronaldo Caiado assume comando do União Brasil em Goiás

O União Brasil nasceu em 2022, a partir da fusão do DEM com o PSL
Chapa única elege o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) primeiro presidente da legenda em Goiás (Foto: Divulgação)
Chapa única elege o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) primeiro presidente da legenda em Goiás (Foto: Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado foi eleito o primeiro presidente do União Brasil em Goiás, em pleito com chapa única, que foi referendada por 62 prefeitos goianos, além de deputados, vereadores e lideranças do partido na sede do Diretório Estadual da legenda, em Goiânia na noite desta sexta-feira (14/04). 

“Aprendi na vida que a gente só se fortalece na política se tiver um partido estruturado”, destacou Caiado, que estava acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela (MDB). O movimento também endossou a candidatura caiadista para a presidência da República, num indicativo que o desejo do governador é mesmo disputar o pleito em 2026.

Com a convenção, além de Caiado na presidência, o União Brasil terá em seu diretório regional o ex-deputado federal Delegado Waldir Soares como 1° vice-presidente; a deputada federal Silvye Alves como segunda vice-presidente; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, como terceiro vice-presidente; Luis Carlos Silva Rates, como secretário-geral; e Marcos Roberto Silva como tesoureiro.

Em discurso, o governador ressaltou os avanços em seu governo e agradeceu o apoio que obteve para a reeleição em 2022 conquistada no primeiro turno com 51,8% dos votos válidos. À frente da sigla, Caiado garantiu aos presentes que “vai honrar e saber representar os demais membros no cenário nacional”. “Acreditem no que digo. Nosso partido vai ser respeitado porque tem os melhores quadros e vai saber se fortalecer cada vez mais no debate nacional”, asseverou. 

Consolidação

Nas eleições do ano passado, em Goiás, além da reeleição do governador Ronaldo Caiado, o União Brasil elegeu seis deputados estaduais e dois deputados federais. O partido recebeu 12,5% dos votos na eleição proporcional estadual e 10,85% na federal. Nas duas eleições, foram os filiados do UB os mais votados no Estado: Bruno Peixoto, deputado estadual, que acabou se elegendo também presidente do legislativo goiano; e Sylvie Alves, a campeã de votos para a Câmara Federal.

O União Brasil nasceu em 2022, a partir da fusão do DEM, partido que elegeu Caiado ao governo de Goiás em 2018, com o PSL. A legenda é uma das maiores bancadas do Congresso Nacional, com 59 parlamentares na Câmara dos Deputados e nove cadeiras no Senado Federal, e reúne cerca de 545 prefeituras em todo o país.


Leia mais sobre: / / / / / Política