27 de dezembro de 2024
Ampliação • atualizado em 26/12/2024 às 16:58

Cadastro de novos pacientes no Juarez Barbosa tem aumento de 23% em relação a 2023

Balanço aponta que de janeiro a outubro de 2024 foram cadastrados 23,9 mil novos pacientes
A direção do Cemac JB adianta que novos medicamentos passarão a ser distribuídos pela central em 2025. Foto: SES-GO
A direção do Cemac JB adianta que novos medicamentos passarão a ser distribuídos pela central em 2025. Foto: SES-GO

Um balanço feito pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), gestora do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), apontou que, em 2024, a central teve aumento de 23% no cadastro de novos pacientes. O número corresponde a um comparativo entre os meses de janeiro a outubro de 2023 e 2024.

Conforme os dados da SES-GO, em 2024 foram 23,9 mil novos pacientes cadastrados neste período. No ano anterior, foram 19,4 mil novos cadastros, o que acarreta no aumento de 23% dentro de um ano.

Considerando a projeção para o ano completo, de janeiro a dezembro, espera-se atingir a marca de 28,7 mil novos cadastros. Neste caso, haverá acrécimo de 13% em relação a 2023, com 25,3 mil novos cadastros.

Ampliação ao acesso

Os dados indicam um maior acesso a medicamentos de alto custo pela Central e pelo SUS, em Goiás. Ou seja, os medicamentos de alto custo, essenciais para o combate de doenças graves e crônicas, estão chegando a uma parcela maior da população.

O aumento no número de cadastros também resultou na ampliação do atendimento e na dispensa de medicamentos. Até outubro deste ano, o a Central do Juarez Barbosa havia somado 1.013.231 dispensações de medicamentos, contra 1.026.956 em todo o ano passado. E, até o fim deste ano, a previsão é chegar a mais de 1,2 milhão de dispensações, 20% a mais que no ano anterior.

Em 2024, novos medicamentos também foram incluídos no rol da unidade, com a atualização, pelo Ministério da Saúde, de alguns protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. É o caso do Elexacaftor/Tezacaftor/Ivacaftor (Trikafta), para pacientes com fibrose cística que se enquadrem nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

De acordo com a diretora geral do Cemac, Viviane Troncha, está prevista a adição de mais medicamentos neste rol. “Outros serão a disponibilizados em breve”, adiantou. Em 2024, os mais de 107 mil pacientes ativos receberam investimento de R$ 42,4 milhões para realizar seus tratamentos de saúde.

Aqueles que necessitam retirar medicamentos de alto custo por meio da Cemac JB podem dar entrada nos pedidos realizando a abertura de processo. A solicitação dos medicamentos pode ser feita pelo endereço eletrônico: https://www.go.gov.br/servicos/servico/solicitar-abertura-de-processo-ou-alteracao-eou-inclusao-de-medicamentos-de-alto-custo–cemac-jb.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado