A Secretaria Municipal de Educação inicia a partir de 1° de novembro, o cadastro antecipado para posterior solicitação de vagas em escolas e centros municipais de Educação Infantil, renovação de matrículas e transferências. Por meio do site da Prefeitura: goiania.go.gov.br e da SME, os pais e responsáveis devem cadastrar informações pessoais, da criança e da família.
Etapas
A primeira parte do processo é a inserção dos dados do candidato a aluno. Nele, é obrigatório conter o número de CPF da criança, nome completo, número do NIS (caso possuir Bolsa Família), sexo, se possui alguma necessidade especial, se é gêmeo e data de nascimento. Nessa última, é importante colocar de acordo com a certidão de nascimento, pois o dado influencia diretamente na oferta de vagas.
A segunda parte é a inserção de dados do responsável, que deverá conter CPF, nome completo, qual membro da família (pai, mãe, avó, etc), data de nascimento, número do NIS (caso possuir Bolsa Família), dois números de telefone, com DDD 62, e endereço completo. Em caso de pais menores de idade, o cadastro deverá ser efetuado pelo responsável dos pais. Por último, vem os dados socioeconômicos, devendo conter a quantidade de membros da família que moram na casa, quantos membros possuem renda, qual a renda total da família, qual o tipo de moradia (aluguel, própria, financiada, emprestada) e o bairro.
Início das matrículas
As matrículas na rede municipal de Educação têm início no dia 3 de dezembro, com a solicitação de vagas para o Ensino Fundamental (escolas) e, no dia 17, tem início as inscrições para a Educação Infantil. Ambos serão feitos somente de forma online, por meio do site da Prefeitura de Goiânia, ou do site da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).