01 de setembro de 2024
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Buscando desburocratização, Prefeitura de Goiânia automatiza mais de 10 serviços

Medida foi adotada pela Prefeitura de Goiânia. (Foto: Pref. Goiânia)
Medida foi adotada pela Prefeitura de Goiânia. (Foto: Pref. Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), lança nesta quarta-feira (9/10), às 10 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal, a automatização de 10 novos serviços prestados pela administração municipal na área de planejamento e construção. Com isso, o Família Fácil, nome dado ao grupo de processos automatizados pela gestão municipal, lançado em abril de 2017, chega à marca de 15 serviços prestados eletronicamente e online pela Prefeitura de Goiânia.

Nessa nova leva de serviços prestados à população que serão incorporados ao sistema Família Fácil, estão, entre os mais conhecidos, a emissão de Alvarás de Micro reforma, Demolição, Modificação com e sem Acréscimo, bem como a Revalidação de Alvarás de Construção. Outro serviço que também passa a integrar o sistema e que era ansiosamente aguardado pelos contribuintes é o Projeto Diferenciado de Urbanização, que trata do ordenamento e ocupação dos vazios urbanos e lotes vagos, para receber edificação, com ou sem ocorrência de seu parcelamento, observadas as potencialidades e localização de cada área.

“Com o sistema Família Fácil, Goiânia se torna a cada dia uma cidade que respeita quem resolve empreender na cidade e o tempo dele, levando sempre em consideração as questões jurídicas e técnicas pertinentes. Goiânia hoje é dona do recorde nacional de aprovação de projetos, com 22 dias, e isso é prova de que o trabalho realizado pela atual gestão é um exemplo para o Brasil”, afirma presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Carlos Alberto Moura.

Para o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, esse é mais um passo dado pela Prefeitura de Goiânia para desburocratizar e tornar mais eficiente e eficaz os serviços prestados à população. “Quando lançamos o Família Fácil, há cerca de dois anos, tínhamos o objetivo de tornar mais fácil a vida da população e garantir que suas demandas fossem atendidas de forma rápida e eficiente. Hoje, com o Família Fácil, emitimos alvarás para construções simples em até 24 horas e para obras de grande porte temos o recorde de 22 dias. Isso é prova de que com boa vontade e determinação podemos prestar um serviço mais ágil e dinâmico à nossa população”, afirma.

Além das novas ferramentas anteriormente citadas, também terão suas análises automatizadas pela administração municipal, a partir desta quarta-feira, os serviços de Alvarás de Acréscimo, de Autorização de Tapume, de Autorização para Canteiro de Obras e Conjunto Residencial. Eles se juntam aos outros sistemas já lançados pela Prefeitura de Goiânia, como o Alvará Fácil, Uso do Solo Fácil, Mapa Fácil Digital, Alvará Mais Fácil e Remembra e Desmembra Fácil.


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