Na manhã desta sexta-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil), promoveu o Primeiro Passeio Ciclístico em alusão ao Dia Mundial Sem Carro. O ato, em defesa do meio ambiente, da sustentabilidade e da qualidade de vida das cidades, contou com a presença do deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil), de servidores do Parlamento goiano e da comunidade
O líder do Poder Legislativo percorreu, na ocasião, um trajeto de 5 km de bicicleta, entre o Setor Marista e o Palácio Maguito Vilela, no Park Lozandes, em Goiânia.
Bruno Peixoto ressaltou a importância da iniciativa para a saúde e bem-estar da população. E destacou que a ação visa, acima de tudo, despertar na sociedade a conscientização sobre outras alternativas de mobilidade.
Queremos com esse ato mostrar para as pessoas a necessidade da utilização de outros modais não poluentes, vejo que está na hora de Goiânia discutir essas alternativas. O governador Ronaldo Caiado tem trabalhado muito nesse sentido, de trazer ônibus elétricos para o Eixo Anhanguera e temos, sim, que trabalhar para que toda a cidade tenha ônibus elétricos, climatizados e debater também outros meios de transporte como o VLT e metrô. Isso é consciência ambiental.
Deputado Bruno Peixoto, presidente da Alego
Virmondes Cruvinel, que fez o percurso de patinete, afirmou que a capital precisa avançar no que tange à mobilidade urbana, principalmente, com a implantação de mais ciclovias.
“Precisamos incentivar a utilização de veículos não poluentes, as grandes cidades em todo mundo já estão fazendo isso e Goiânia também precisa avançar com relação a isso. O presidente Bruno tem buscado junto à Goinfra mais ciclovias nas rodovias estaduais e continuaremos atuando, juntos, em prol dessa pauta tão importante”, ressaltou o deputado.
O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em todo o mundo no dia 22 de setembro, tem o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.
Criado pelo movimento ‘Sem Carro’, a iniciativa propõe que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, outras alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem utilizar o automóvel e que há vida além do para-brisa.
LEIA TAMBÉM: Operação conjunta combate desmatamento ilegal de Mata Atlântica em Goiás