Publicidade
Política
| Em 8 meses atrás

Bruno Peixoto garante apoio a Sandro Mabel após visita de Caiado

Compartilhar

O presidente da Assembleia Legislativa (Alego), Bruno Peixoto (UB), garantiu nesta terça-feira (2) que vai apoiar a pré-candidatura do empresário Sandro Mabel (de saída do Republicanos para o UB), após articulação de Ronaldo Caiado. Mabel foi até a Alego, assim como também o governador, que chegou a mudar a agenda para comparecer no mesmo horário, quando também esteve o vice-governador, Daniel Vilela, (MDB).

As visitas coincidiram com rumores de que Bruno estava articulando com outros partidos apoio para outras pré-candidaturas. Só que isso desfocaria a imagem de uma base unida em torno do Governo Estadual. Ele próprio foi preterido no processo em que desejava ser o candidato da base de Caiado na disputa em Goiânia este ano.

Publicidade

Bruno retirou a pretensão em janeiro, mas o assunto continuava circulando.  Ainda durante a visita desta terça, ele reiterou que seu foco pessoal é em se eleger deputado federal em 2026, como afirmou em janeiro.

Publicidade

Bruno garantiu apoio após reunir com Mabel e Caiado

Mesmo assim, demonstrando que quer parecer vivo no processo de afunilamento coordenado por Caiado, Bruno Peixoto garantiu o apoio a Sandro Mabel, mas fez questão de lembrar que tem a seu favor relacionamentos com outras legendas. “Todos sabem que estamos construindo uma chapa de quatro partidos e estou contribuindo de maneira muito significativa com o PSD, PRD, Agir e Avante”, apontou.

Publicidade

Em seguida, sinalizou sua intenção: “Será decisivo para, juntos, escolhermos o melhor nome para vice. Mas não será de maneira isolada. Vamos construir esse nome. Gostaria, sim, de ver um deputado na vice-prefeitura, contribuindo com nossa cidade, um deputado da Capital”. Ele se referia a Charles Bento (MDB), 1º vice-presidente da Alego, ex-vereador por Goiânia.

O deputado emedebista foi citado como nome viável para ser o pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Sandro Mabel. Charles Bento, inclusive, permaneceu ao lado de Mabel e Bruno durante entrevista coletiva na Alego logo após o término do encontro que atraiu Ronaldo Caiado. Já o governador, saiu sem conversar com os jornalistas.

Publicidade

Presidente da Alego diz que se mantém no UB

De acordo com Bruno Peixoto, Caiado esteve na Alego para “pedir união, o bem comum, melhoria para a cidade. Tudo foi nesse sentido”,

O presidente da Alego descartou mudar de partido. Uma filiação dele no PSD, de Vanderlan Cardoso foi cogitada pelos jornalistas. “Não tenham dúvidas de que estamos caminhando juntos”, afirmou, em relação ao governador.  Adiante completou que “não há janela para deputados este ano, só em 2026”.

Sandro Mabel comenta composição possível com PL

Durante a coletiva de imprensa, Sandro Mabel disse que a decisão de fazer uma composição partidária envolvendo o PL “será tomada em conjunto. Governador, vice, presidente da Assembleia e eu”.

O assunto surgiu porque tem crescido especulações de que o eventual pré-candidato do PL em Goiânia, o deputado federalo Gustavo Gayer vai desistir e pode ser substituído pelo ex-deputado Major Vítor Hugo, o que levaria à possibilidade desse ser o candidato a vice de Mabel.

A composição é sempre cogitada porque Ronaldo Caiado está organizando as eleições de sua base este ano de olho em 2026. Para esse processo ele espera contar com o apoio dos bolsonaristas do PL. O governador é pré-candidato à presidência da República.

“De volta à política”

De acordo com Sandro Mabel, o chamado do governador foi decisivo para voltar para a política. “A importância dele na campanha é total, ele tem conversado com os partidos. Ele está no meio e eu estou voltando”.

Sobre o discurso de Vanderlan Cardoso sobre manter a pré-candidatura em Goiânia, Mabel disse que está marcado para esta terça-feira mesmo uma conversa entre ambos. Ele voltou a dizer que tem laços fortes com Vanderlan.

Além disso, enfatizou a atuação do senador. “Ele tem sido um senador importante, tem trabalhado bastante, utilizamos muito ele, que tem ajudado muito Goiás. Essa conversa hoje deve ser boa. Mas se quiser disputar, não tem nada, nossa linha de visão é a mesma”. Por outro lado, enfatizou que não seria ideal que Vanderlan deixasse o trabalho no Senado para ser seu pré-candidato a vice.

Vice evangélico

“A sugestão de Bruno [Charles Bento pré-candidato a vice] é muito boa, mas ela tem que ser conversada. Tem alguns fatores a serem levadas em consideração”, observou Mabel.

Sandro Mabel confirmou que está interessado em compor a chapa majoritária com um nome do meio evangélico. Perguntado, ele considerou o nome da mulher do ex-prefeito de Aparecida Mayara Mendanha com alguém com esse perfil. “Mas não é uma decisão e Bruno terá peso fundamental nisso”.

Disse que está trabalhando uma chapa forte de vereadores. Antes de ir para a Alego, Mabel disse que esteve com deputados federais na noite de segunda-feira.

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.