O deputado estadual Bruno Peixoto (UB) foi eleito, por unanimidade, na tarde desta quarta-feira (1º), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para o primeiro biênio 2023/2025. A eleição da Mesa Diretora aconteceu no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, após a solenidade de posse dos 41 deputados da 20ª Legislatura.
A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições também está a promulgação de emendas à Constituição. Com as mudanças recentes aprovadas durante a 19ª Legislatura, ao todo, são dez cargos na Mesa Diretora.
A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e três vice-presidentes, além do primeiro vice-presidente corregedor e do segundo vice-presidente corregedor) e da Secretaria — formada por quatro secretários. O presidente e os 1º e 2º secretários não poderão fazer parte de qualquer comissão, permanente ou temporária, exceto da Executiva e a de Representação, das quais são membros natos.
Em discurso, o governador Ronaldo Caiado parabenizou Bruno Peixoto. Segundo ele, o sucesso do governo deve ser compartilhado com a Assembleia Legislativa, com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público, com os Tribunais de Contas do Estado e dos municípios, e da Defensoria Pública. Vale lembrar que a abertura do ano legislativo será no próximo dia 15 de fevereiro.
Veja como ficou a definição
- Presidente: Bruno Peixoto (UB);
- 1º Vice-presidente: Charles Bento;
- 2º Vice-presidente: Clecio Alves (Republicanos);
- 3º Vice-ppresidente: Antônio Gomide (PT);
- 1º Vice-presidente Corregedor: Cairo Salim (PSD);
- 2º Vice Presidente Corregedor: Lucas do Vale
- 1º Secretário: Virmondes Cruvinel (UB);
- 2º Secretário: Júlio Pina (PRTB);
- 3º Secretário: Amauri Ribeiro (UB);
- 4º Secretário: Gugu Nader (Agir).
Leia mais sobre: Alego / Bruno Peixoto / Mesa Diretora / Política