23 de dezembro de 2024
Mundo

Brexit é concluído e Reino Unido deixa União Europeia após 47 anos

Às 23h desta sexta-feira (31) o Brexit, aprovado em referendo pelos britânicos em 2016, finalmente foi concluído. Apoiadores da cisão com a União Europeia reuniram-se na praça do Parlamento, na zona central de Londres, para comemorar a saída do bloco econômico.

Nigel Farage, membro do Parlamento europeu e líder do partido do Brexit, e um dos principais articuladores políticos do movimento, discursou durante os minutos que antecederam a saída.

“Nós conseguimos. Transformamos a paisagem do nosso país. Alguns dizem que não devemos celebrar hoje. Mas este é o momento mais importante da história moderna [do Reino Unido]. Não vamos mais ouvir ordens de burocratas em Bruxelas”, afirmou, em tom exaltado. “Seremos livres, seremos orgulhosos e seremos independentes. Todos nós fizemos história hoje. Será um dia lembrado na nossa grande nação e na história moderna da humanidade”, concluiu.

O primeiro-ministro Boris Johnson afirmou, em um vídeo publicado mais cedo, em rede social, que seu trabalho é unir todas os grupos da sociedade, tanto os que apoiraram quanto os que rejeitaram o Brexit. Ele disse que a cooperação com a União Europeia será o foco dos trabalhos para os 11 meses de transição e que agora o Reino Unido “está mais energético” e com “autonomia recuperada”.

Houve também reações contrárias. O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que foi um dia triste, mas importante para todos perceberem que devem prosseguir, de forma diferente, a construir uma União Europeia poderosa e eficaz.

A primeira-ministra e líder do partido escocês, Nicola Sturgeon, evocou o caráter nacionalista e afirmou que a Escócia voltará a integrar a União Europeia, mas como uma nação independente.

*-Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / Mundo