Publicidade
Mundo
| Em 1 ano atrás

Brasileiros que aguardam aval para deixar a Faixa de Gaza ficam fora da 6ª lista de cidadãos

Compartilhar

Os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza ficaram de fora da 6ª lista de nacionalidades que foram autorizadas a deixarem o território. A informação foi divulgada pela CNN nesta quarta-feira (8), após confirmação da embaixada do Brasil na Palestina.

No total, 34 pessoas pediram ao governo para serem repatriadas, sendo 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos. Todos eles seguem aguardando o aval para a saída de Gaza pela fronteira com o Egito.

Publicidade

Na 6ª lista, 601 pessoas foram contempladas, sendo cidadãos da Ucrânia, Filipinas, Estados Unidos, Alemanha, Romênia e Canadá. Com a nova leva, mais de 3.400 pessoas já foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza.

Publicidade

Resgate

Publicidade

Para resgatar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, a diplomacia brasileira está cada vez mais dura. De acordo com uma fonte que acompanhou a tentativa de inserir os brasileiros na 6ª lista de autorização, a diplomacia de Lula ressalta o peso do Brasil na América Latina e o rumo que a guerra tem tomado.

Com isso, a equipe brasileira enviou um recado para Israel, ameaçando que as relações diplomáticas ficaram insustentáveis caso algo aconteça com os brasileiros que aguardam repatriação. Além disso, o governo tem reforçado que há um avião, cedido pela Presidência, parado a semanas no Egito.

Publicidade

Expectativa

Os brasileiros que estão em Gaza estavam aguardando repatriação, afirmando que foram avisados sobre a possibilidade de atravessar a fronteira nesta quarta-feira, mas o Itamaraty não havia confirmado uma data.

Publicidade
Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.