Os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza ficaram de fora da 6ª lista de nacionalidades que foram autorizadas a deixarem o território. A informação foi divulgada pela CNN nesta quarta-feira (8), após confirmação da embaixada do Brasil na Palestina.
No total, 34 pessoas pediram ao governo para serem repatriadas, sendo 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos. Todos eles seguem aguardando o aval para a saída de Gaza pela fronteira com o Egito.
Na 6ª lista, 601 pessoas foram contempladas, sendo cidadãos da Ucrânia, Filipinas, Estados Unidos, Alemanha, Romênia e Canadá. Com a nova leva, mais de 3.400 pessoas já foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza.
Resgate
Para resgatar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, a diplomacia brasileira está cada vez mais dura. De acordo com uma fonte que acompanhou a tentativa de inserir os brasileiros na 6ª lista de autorização, a diplomacia de Lula ressalta o peso do Brasil na América Latina e o rumo que a guerra tem tomado.
Com isso, a equipe brasileira enviou um recado para Israel, ameaçando que as relações diplomáticas ficaram insustentáveis caso algo aconteça com os brasileiros que aguardam repatriação. Além disso, o governo tem reforçado que há um avião, cedido pela Presidência, parado a semanas no Egito.
Expectativa
Os brasileiros que estão em Gaza estavam aguardando repatriação, afirmando que foram avisados sobre a possibilidade de atravessar a fronteira nesta quarta-feira, mas o Itamaraty não havia confirmado uma data.