Publicidade

Brasil x Croácia: prévia do jogo, notícias das equipes e transmissão

Com apenas uma vitória em tempo normal nesta Copa do Mundo FIFA de 2022, a Croácia terá de superar o desgaste da disputa de pênaltis diante do Japão para tentar surpreender o Brasil nesta sexta-feira, 9, pelas quartas de final da competição. O vencedor do confronto enfrenta Argentina ou Holanda nas semifinais no Qatar.

Na fase de grupos, os croatas encerraram em segundo lugar, após empatessem gols com Marrocos e Bélgica e uma goleada contra o Canadá. Ainda sem repetir o mesmo futebol de 2018, quando foi vice-campeão, o time dos Balcãs aposta na experiência do seu meio-campo com Luka Modric, Marcelo Brozovic e Mateo Kovacic.

Publicidade

O Brasil, por sua vez, chega para o duelo embalado pela goleada de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul nas oitavas. Os pentacampeões mundiais tiveram uma das melhores atuações do Mundial e deixaram para trás qualquer desconfiança que ficou de sua caminhada inicial após bater Sérvia e Suíça, mas perder para Camarões.

Publicidade

Data e hora

Sexta-feira, 9 de dezembro, 12h de Brasília (15h de Lisboa, 18h de Doha) ]

Publicidade

Local

Estádio Cidade da Educação

Onde assistir

A lista de canais de TV e sites de transmissão por streaming pode ser encontrada aqui. Como alternativa, você também pode acompanhar todas as partidas em nosso blog em tempo real.

Publicidade

Últimas notícias

A Croácia ainda não sabe se poderá contar com o lateral esquerdo Borna Sosa, que se recupera de lesão. Caso ele não possa atuar, entra Borna Barisic. Outra dúvida é sobre quem será o homem de área. Até aqui, três nomes diferentes foram testados como titulares: Andrej Kramaric contra Marrocos, Marko Livaja frente Canadá e Bélgica, e Bruno Petkovic diante do Japão.

Existe a possibilidade de Kramaric atuar aberto de um dos lados e Livaja centralizado nas quartas. Já o Brasil não carrega muitas incertezas. A maior delas gira em torno do retorno de Alex Sandro de contusão. Se ele se livrar das dores, pode voltar na lateral esquerda com Danilo voltando para a direita e Éder Militão deixando o time.

Escalações

Croácia: Dominik Livakovic; Josip Juranovic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol, Borna Sosa; Luka Modric, Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic; Andrej Kramaric, Marko Livaja e Ivan Perisic Suspensos: ninguém Pendurados com cartão amarelo: Lovren, Modric, Kovacic e Borna Barisic Lesionados ou em dúvida: Sosa Brasil: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos, Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá, Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior Suspensos: ninguém Pendurados com cartão amarelo: Militão, Fred e Bruno Guimarães Lesionados ou em dúvida: Alex Sandro, Alex Telles e Gabriel Jesus

Histórico do confronto

Brasil e Croácia já se enfrentaram cinco vezes ao longo da história e o retrospecto é amplamente favorável ao time canarinho. Ao todo, foram três vitórias para os brasileiros e dois empates.

A primeira vez que os dois países se cruzaram foi em amistoso, em 1996, que acabou empatado em 1 a 1. Foi o mesmo placar do segundo entre eles, em 2005, também em amistoso. Já na Copa do Mundo de 2006, a história foi diferente e o Brasil venceu por 1 a 0. Oito anos depois, no Mundial de 2014, 3 a 1 com direito a dois gols de Neymar. Por fim, em amistoso pré-Copa em 2018, triunfo de 2 a 0 com novo gol do camisa 10.

Principais números

  • Em dois jogos disputados contra a Croácia, Neymar tem três gols marcados
  • Essa será apenas a quarta vez que o Brasil enfrentará uma seleção europeia desde a Copa do Mundo de 2018. Os outros três encontros foram contra República Tcheca, Sérvia e Suíça
  • A Seleção nunca havia utilizado o seu grupo inteiro em uma Copa e quebrou essa escrita no Qatar ao mandar a campo todos os seus 26 nomes
  • Essa é a terceira vez que a Croácia chega à fase de mata-mata do Mundial. Em 2018, ele ficaram com o vice-campeonato enquanto que, em 1998, acabaram na terceira posição
  • Os croatas nunca haviam passado da fase de grupos em duas edições consecutivas da competição. Essa marca foi derrubada agora
  • O confronto com o Brasil será apenas a segunda vez que Modric e companhia enfrentarão uma seleção não-europeia em mata-matas. A primeira foi exatamente contra o Japão, nas oitavas de final. Os outros oito duelos foram todos contra rivais europeus.

(Conteúdo – Fifa)

Publicidade
Compartilhar