Brasil e Portugal aparecem, respectivamente, como o oitavo e o nono países do mundo com mais casos acumulados de varíola dos macacos (monkeypox), de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dados divulgados nesta terça-feira (26) foram divulgados com o alerta que os contágios reportados aumentaram 48% na última semana a nível global.
Ainda de acordo com a organização, os outros países com mais casos são, na ordem: Espanha (3.125), Estados Unidos da América (2.316), Alemanha (2.268), Reino Unido (2.137), França (1.453), Países Baixos (712), Canadá (615), então o Brasil (592) e Portugal (588). Juntos, todos estes países representam 89% dos casos reportados globalmente até à data.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou, nesta quarta-feira (27) que, em relação as Américas, quase 5,3 mil casos da doença foram relatados até em 18 dos países do continente.
A vice-diretora da Opas, Mary Lou Valdez, disse em entrevista coletiva que quase todos os casos continuam sendo relatados entre homens que fazem sexo com homens, entre 25 e 45 anos, mas alertou que qualquer pessoa pode contrair a doença, independentemente de seu gênero ou orientação sexual.
Apesar do aumento expressivo dos casos, nenhuma morte por varíola dos macacos foi relatada. Vale lembrar, porém, que no último sábado a OMS declarou o surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde global, nível mais alto de alerta, quando foram ultrapassados os mais de 18 mil casos relatados globalmente.