24 de novembro de 2024
Queimada • atualizado em 04/09/2024 às 19:44

Bombeiros seguem monitorando focos de incêndio na Serra das Areias, em Aparecida

A Área de Proteção Ambiental foi atingida por queimadas na tarde da última terça-feira (3). Equipes controlaram o fogo e área afetada ainda está sendo coordenada
CBMGO monitora área do incêndio na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. (Foto: CBMGO)
CBMGO monitora área do incêndio na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. (Foto: CBMGO)

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia seguem monitorando a Área de Proteção Ambiental Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. Na tarde da última terça-feira (3), agentes se mobilizaram para combater um incêndio que durou quase 24 horas.

Durante a madrugada desta quarta-feira (4) o incêndio foi controlado, no entanto, a área segue em monitoramento pelos Bombeiros para evitar reinícios e garantir a segurança da reserva. De acordo com o CBMGO, ainda há um pequeno foco ativo em uma área de difícil acesso.

Incêndio começou na tarde da terça-feira (3) e se alastrou pela Serra das Areias, em Aparecida. Créditos: CBMGO

No momento, as equipes utilizam drones para realizar sobrevoos e dimensionar a área afetada, facilitando a coordenação das operações e proporcionando uma visão abrangente da situação. Dos 2.890 hectares de área total de extensão da reserva, 285,7 hectares foram atingidos pela queimada. Segundo os Bombeiros, a ocorrência segue em andamento.

Ocorrências de queimadas em Goiás

Conforme dados da Operação Cerrado Vivo, feita em parceria entre o CBMGO e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de 1º de janeiro à 1º de setembro deste ano, os Bombeiros já realizaram 8.069 atendimentos de combate a incêndio no estado. Esse número significa um aumento de 37,65%, ao comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a corporação, 6.099 desses incêndios foram em áreas de vegetação, 1.861 em áreas públicas e particulares, e 109 em áreas protegidas. Além disso, apenas no mês de agosto, foram realizados 2.673 atendimentos, número que preocupa e acende um alerta para os próximos meses.


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades