07 de agosto de 2024
Brasil e EUA

Bolsonaro protagoniza constrangimento ao fazer pedido para Biden, presidente dos EUA; entenda

Gesto foi considerado uma "afronta" à soberania nacional e viola até mesmo os princípios de independência
Presidente do Brasil teria pedido ajuda ao presidente dos EUA para se reeleger. (Foto: reprodução)
Presidente do Brasil teria pedido ajuda ao presidente dos EUA para se reeleger. (Foto: reprodução)

A agência de notícias de uma das principais empresas de tecnologia e dados para o mercado financeiro operacional em todo o mundo com sede em Nova York, o Bloomberg, publicou neste sábado (11), que o presidente Jair Bolsonaro teria pedido ajuda ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para conseguir se reeleger. O pedido, segundo publicado pelo veículo, teria gerado constrangimento e vergonha.

Ao menos, foi assim que o Itamaraty e alguns dos principais diplomatas brasileiros receberam os relatos, que mostraram, além de tudo, a tentativa de manobra de Bolsonaro na busca por uma aliança que o salve de uma derrota. De toda forma, gesto é visto com gravidade e considerado, até mesmo uma “afronta” à soberania nacional e viola até mesmo os princípios de independência.

Para se ter ideia, a situação é tão atípica que, após o pedido de Bolsonaro, a reação do governo americano foi de simplesmente mudar de assunto e vazar a informação o quanto antes para que não houvesse risco de acharem que Biden aceitou tal façanha.

O colunista do UOL Jamil Chade, chegou a confirmar com duas fontes da diplomacia brasileira o pedido feito por Bolsonaro a Biden. O encontro se deu em meio à viagem do presidente brasileiro aos EUA para participar da Cúpula das Américas, em Los Angeles. Já o Bloomberg, afirmou que Biden teria frisado a importância de preservar a integridade eleitoral do Brasil e, ao receber o pedido de ajuda de seu par brasileiro, mudou o assunto da conversa.


Leia mais sobre: / / / / Política

Comentários