O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) em um dos seus últimos atos frente ao Palácio da Esplanada trocou o comando da Marinha e da Aeronáutica, por nomes indicados pelo sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As nomeações foram publicadas nesta sexta-feira (30/12) no Diário Oficial da União.
O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen substitui Almir Garnier Santos na Marinha de forma interina, enquanto o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno substitui, a partir do próximo dia 2, Carlos Almeida Baptista Junior na Aeronáutica.
Enquanto as duas nomeações no Exército, o general Júlio César de Arruda foi empossado como novo comandante. A cerimônia aconteceu às 10h no Clube do Exército, em Brasília, e contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
A troca no comando do Exército já havia sido formalizada por meio de decretos publicados no Diário Oficial da União na última quarta-feira (28). O general assumiu interinamente o posto até então ocupado por Marco Antônio Freire Gomes.
Todos devem assumir em definitivo os postos assim que o governo tocado por Luiz Inácio Lula da Silva for empossado, já na próxima segunda-feira (02/01).
Leia mais sobre: Forças Armadas / Jair Bolsonaro / Geral