O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está convocando seus apoiadores para um evento no Rio de Janeiro, marcado para o dia 21 de abril, na praia de Copacabana, a partir das 10h. Esta será a segunda mobilização em defesa de Bolsonaro após o avanço das investigações da Polícia Federal (PF) sobre a suposta articulação de um golpe de Estado após sua derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. O primeiro foi em fevereiro, em São Paulo.
Bolsonaro declarou que este evento seguirá o modelo do que ocorreu em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, e que busca informar e discutir sobre o Estado Democrático de Direito, com a participação de autoridades e do pastor Silas Malafaia.
Em um vídeo divulgado por Bolsonaro nas redes sociais, ele se refere à minuta do golpe como a “maior fake da história do Brasil”. Essa minuta é um documento apreendido pela PF que propunha o Estado de Sítio e a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) contra o resultado das eleições de 2022.
O ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, em depoimento à PF, afirmou que o documento foi apresentado a ele durante uma reunião no Palácio da Alvorada, em 7 de dezembro de 2022.