Esse mastodonte alemão é a maior bigtrail vendida nas américas, e uma das maiores do mundo, só ficando atrás para sua sucessora R1250, poucas são as diferenças entre os dois modelos. A R1200 GS conta um tanque de 30 litros, que te proporciona uma autonomia de cerda de 700km da estrada e quase 260kg de pura engenharia alemã.
Essa versão mais completa dela já vem de fábrica com protetores de carenagem em toda sua extensão, detalhe que os protetores traseiros também servem como suporte para baú, bolha e escudo do farol em acrílico, que são de extrema importância nessa moto por conta de dois pontos:
A BMW se esforçou em garantir segurança e proteção nessa moto, mas ela é tão absurda que isso tudo vira detalhe perto do gigantesco motor 1200cc com 125cv, torque de 12,7 kilograma-força por metro e cabeçotes que se projetam para fora da moto, dando ainda mais imponência e robustez. Toda essa força dela é entregue no momento em que você começa a acelerar, diferente de outros modelos onde a potência é entregue durante aceleração, garantindo assim uma resposta mais rápida e segura em subidas íngremes e grande aceleração em pistas retas.
Por ser uma bigtrail você espera grandes coisas dela, e ela te entrega tudo o que você consegue pensar, gps, multimídia, computador de bordo, sensores de pressão de pneu, temperatura do óleo, o pacote completo de informações necessárias.
Um destaque especial para alguns detalhes que diferenciam muito essa moto de qualquer outra: aquecedores de manopla em duas intensidades, para aqueles dias congelantes, suspensão com quatro configurações diferentes de acordo com o modo de aceleração, também divido em quatro modos, ajuste individual do banco do piloto na parte frontal e traseira, e dois modos de altura para o banco do garupa, tudo para te proporcionar o maior conforto durante suas longas viagens.