14 de outubro de 2024
Convocação • atualizado em 04/12/2023 às 14:42

Beneficiários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento obrigatório semestral; confira

A SMS Aparecida está convocando crianças de 0 a 7 anos e gestantes para comparecerem a uma UBS até dia 29 de dezembro para monitoramento de saúde
Crianças de 0 a 7 anos devem realizar medidas de peso e altura. Foto: Claudivino Antunes
Crianças de 0 a 7 anos devem realizar medidas de peso e altura. Foto: Claudivino Antunes

Beneficiários do Bolsa Família residentes em Aparecida de Goiânia deverão comparecer à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas casas para acompanhamento obrigatório. A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) está convocando crianças de 0 a 7 anos e gestantes para realizarem monitoramento de saúde até dia 29 de dezembro.

O acompanhento de crianças e grávidas é requisito obrigatório para manutenção do Bolsa Família. No monitoramento são realizadas a conferência da situação vacinal e medição de peso e altura das crianças, além de averiguação da situação do pré-natal das gestantes.

LEIA TAMBÉM: Quem trabalha como CLT não perde Bolsa Família, diz Ministro Wellington Dias

A chefe de Atenção aos Ciclos de Vida da SMS, Marilya Rodrigues Reis, lembrou do prazo e da obrigatoriedade do monitoramento semestral para recebimento do benefício. “Convocamos as gestantes e os responsáveis para que tragam as crianças de 0 a 7 anos, que ainda não realizaram o monitoramento nesse semestre, na UBS mais próxima de sua residência. Também faremos busca ativa por telefone quando necessário”, informou.

A gestora fez questão de destacar ainda que o acompanhamento deve ser feito uma vez por semestre, de janeiro até junho (primeira vigência), e depois de julho a dezembro (segunda vigência). Conforme o Ministério da Saúde, esse monitoramento do Bolsa Família é uma estratégia eficaz para identificar casos de desnutrição, falta de vacinas essenciais e outros problemas, e é determinante para o recebimento do benefício.

Desse modo, para realizar o acompanhamento, os beneficiários precisam se identificar com documentos pessoais, de preferência o CPF e número do NIS, e também levar a Caderneta da Criança e a Caderneta da Gestante.


Leia mais sobre: / / Cidades