A bandeira do Brasil subiu e tremulou na Vila Pan-americana, em Santiago, a casa dos atletas nos Jogos Pan-americanos. A Praça das Bandeiras foi palco da tradicional cerimônia de boas-vindas para receber as delegações e confirmar a participação dos 41 países que compõe a PanAm Sports.
O Time Brasil foi representado por Rogério Sampaio, Chefe da Missão Brasileira, por Sebastian Pereira, sub-chefe da Missão, Paulo Conde, diretor de Comunicação, e por atletas do beisebol e da escalada esportiva.
“A gente tem a Cerimônia de Abertura do evento na sexta-feira, 20. Mas o hasteamento da bandeira é o que dá início realmente ao evento, à chegada de todas as delegações, ocorre antes do início das competições. É um momento de encontro com as outras delegações, foi muito bom”, disse Rogério Sampaio. “É um momento protocolar que demonstra educação, a boa relação entre os povos e as nações”, completou.
Durante o hasteamento da bandeira, aviões da Força Aérea riscaram os céus com as cores da bandeira chilena. A cerimônia de boas-vindas seguiu com discursos de Jaime Pizarro, Ministro de Esportes e Presidente do Comitê Organizador; e de Neven Ilic, Presidente da Panam Sports. A troca de presentes foi feita e, na sequência, crianças deram palavras de incentivo para todos os atletas e delegações.
(Conteúdo – COB)