23 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 06/01/2021 às 15:33

‘Aumento discreto’ de casos de covid-19 deixa Aparecida de Goiânia em alerta

Teste para covid-19 em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes / Secom Aparecida)
Teste para covid-19 em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes / Secom Aparecida)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia registrou um aumento no número de novos casos de covid-19 no município nas últimas semanas. Da semana do Natal até esta terça-feira (5), os casos ativos passaram de cerca de 100 para aproximadamente 300.

As novas infecções não se refletiram em maior pressão sobre os hospitais, segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, mas deixou a prefeitura atenta.

“Temos notado um aumento discreto, mas estamos vigilantes. Nosso plano de enfrentamento continua ativo”, disse em entrevista ao Diário de Goiás. Conforme o superintendente, ações como a testagem em massa evitam que o sistema de saúde seja pressionado. “Diagnosticamos a doença de forma precoce e assim conseguimos monitorar e tratar com a telemedicina”, explica.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19 em Aparecida de Goiânia, de acordo com a SMS, permanece em 33%, número considerado confortável pelos técnicos.

Conforme Assunção, a partir do Natal a procura por testes no município aumentou. O repique, no entanto, não foi suficiente para tirar a cidade do cenário verde da matriz de risco. “Ainda estamos nessa fase verde, mas se vier a aumentar, temos gatilhos que vão desencadear mais medidas de controle”, destaca Assunção. “O plano não está engessado. É um vírus novo. Qualquer fato novo pode-nos fazer revê-lo com o comitê e a parte técnica”, completa.

Atualmente, a SMS contabiliza, em média, 550 a 600 testes diários para diagnóstico da covid-19. Os exames são feitos por agendamento, pelo telefone 0800-646-1590. O paciente pode fazer a coleta em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou nos drive-thrus. Desde o início da pandemia, já foram realizados 168.503 testes, o que equivale a 28,5% da população aparecidense.

A estratégia de busca ativa, quando agentes de saúde compareciam aos bairros com mais casos para traçar os contatos e quebrar a cadeia de contágio, foi interrompida por conta do número menor de infecções. Atualmente, a região com mais casos ativos é do Jardim Buriti Sereno, com 16. “Essa busca segue como um cotidiano dos agentes, mas não da forma como fizemos”, relata o superintendente.

Vacinação

O superintendente revelou que Aparecida de Goiânia está preparada para iniciar a campanha de imunização contra a covid-19 assim que a vacina estiver disponível. O município ainda aguarda definições nas esferas federal e estadual para detalhas o plano, mas avançou em questões cruciais.

“Nossa rede está apta a fazer essa vacinação. Estamos nos organizando em relação a logística e insumos. Continuamos aguardando orientações do Ministério da Saúde e do estado. A compra de insumos e questões logísticas estão adiantadas”, destacou.

De acordo com Assunção, a cidade deve ter um estoque de 300 mil agulhas e seringas para realizar a vacinação.

A SMS também já está elaborando um estudo para saber quantas pessoas vão integrar os grupos prioritários de imunização. A pasta ainda não tem um dado concreto sobre o número de cidadãos que faz parte dos grupos de risco.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia / Destaque