A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) informou que as aulas da rede municipal voltarão a partir de 16 de agosto com todos os professores com pelo menos uma dose da vacina recebida e também haverá uma testagem duas vezes por semana para todos os servidores da Educação.
À reportagem do Diário de Goiás, a secretaria explicou que num primeiro momento havia 5% dos professores que por algum motivo não tinham recebido a vacina anticovid, mas que após reuniões todos os professores acabaram vacinados. A pasta disse ainda que todos os protocolos de segurança serão adotados e também haverá testagem já a partir do dia seguinte após o começo das aulas, ou seja, já no dia 17 de agosto.
“Com previsão de retorno das aulas presenciais em um formato híbrido e escalonado, o município já programou as primeiras testagens para os dias 17, 19, 24, 26 e 31 de agosto”, diz a secretaria.
Ainda segundo a secretaria, na terça-feira (27) houve essa definição da SME junto ao secretário de Saúde, Durval Pedroso; e a secretária executiva Luana Ribeiro, além da participação do vereador Leo José, representante da Câmara de Vereadores.
A SME explica também quais locais serão realizadas essa testagem com todos os profissionais da educação de Goiânia. Os bairros são Cidade Jardim, Setor Leste Universitário, Setor Sudoeste, Urias Magalhães e Nova Suíça. Segundo o secretário Wellington de Bessa o propósito é voltar com as aulas em total segurança para alunos e servidores da Educação.
“É determinação do prefeito Rogério Cruz garantir um retorno seguro para nossos profissionais e toda a comunidade escolar. Por isso, adotamos a testagem ampliada como critério tanto para possíveis diagnósticos e como método para pensar as estratégias adicionais na volta às aulas”, afirma.
Para o secretário Durval Pedroso, com a testagem duas vezes por semana será possível isolar as pessoas que testarem positivo sendo assintomáticas.
“Nossas equipes vão testar as comunidades escolares às terças e quintas-feiras e, assim, teremos como identificar as pessoas assintomáticas, colocá-las em isolamento e, com isso, quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus”, frisou o titular da Saúde.
Aulas estão previstas para iniciar na rede estadual em Goiás no dia dois de agosto. Em Goiânia a previsão é para dia 16 no sistema híbrido com 50% da capacidade presencial e realizando o escalonamento para que todos possam participar presencialmente. De acordo com a secretaria, antes os Cmeis funcionavam de forma integral, agora funcionarão nos turnos matutino e vespertino. Já os alunos do 1º ao 5º ano farão revezamento diário. Já no ensino fundamental o revezamento será semanal. Nos três níveis, o retorno se dará com aulas presenciais e com o envio de atividades para casa e a utilização do sistema digital de aprendizagem. Os pais e responsáveis terão a opção de escolher também apenas pelo ensino remoto.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Destaque / Goiânia