Reta final da Série B de Campeonato Brasileiro mais equilibrada da história. Restando nove rodadas para o encerramento da competição, são onze equipes brigando pelas quatro vagas para elite do futebol nacional na próxima temporada: Vitória, Sport, Guarani, Novorizontino, Juventude, Criciúma, Atlético-GO, Vila Nova, Mirassol e Ceará.
Atlético-GO e Vila Nova, representantes goianos, estão na 7ª e 8ª colocações, respectivamente. Suas chances de acesso, não estão entre as melhores em comparação a maioria das equipes que lutam pelas quatro vagas. Porém o cenário muda a cada rodada e uma vitória aumenta as possibilidades.
Melhor time do 2º Turno, o Atlético-GO ultrapassou o rival Vila Nova na tabela de classificação, na última rodada. Agora com 47 pontos e contando com um aproveitamento de 54%, a equipe rubro-negra tem 20% de chances de subir para Série A.
Em queda de rendimento nos últimos jogos, o Vila Nova está na 8ª posição e soma 46 pontos – 52% de aproveitamento. O clube colorado teve boa parte da competição no G-4 e agora conta com 11,2% de possibilidade de estar nessa faixa ao final da 38ª Rodada.
Vitória – 93,1% de chances de acesso
Sport – 74,5%
Guarani – 58,3%
Novorizontino – 47,5
Juventude – 43,7%
Criciúma – 27,9%
Atlético-GO – 20,1%
CRB – 14,5%
Vila Nova – 11,2%
Mirassol – 5,8%
Ceará – 3,2%
Casa – Ituano, ABC, Novorizontino e Guarani.
Fora – Ceará, Ponte Preta, Vila Nova, Mirassol e Sport.
Casa – Chapecoense, Botafogo-SP, Atlético-GO, Londrina e Ceará.
Fora – Guarani, Tombense, Vitória e ABC.
Dados – Universidade Federal de Minas Gerais