15 de outubro de 2024
ELEIÇÃO MUNICIPAL • atualizado em 15/10/2024 às 18:25

Atlas Intel mostra influência de imagem positiva de Caiado à frente de Bolsonaro, ajudando Mabel

Boa imagem na capital pode estar ligada à gestão e a políticas que deram certo para Goiânia também, como a de segurança pública, avaliam analistas
Em Goiânia, governador tem imagem positiva bem superior à do ex-presidente, mostra pesquisa - Foto: arquivo
Em Goiânia, governador tem imagem positiva bem superior à do ex-presidente, mostra pesquisa - Foto: arquivo

A pesquisa Atlas Intel publicada na noite de segunda-feira (14) mostra que o governador Ronaldo Caiado (UB) tem mais influência positiva sobre a candidatura de Sandro Mabel do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a favor da candidatura de Fred Rodrigues. É um reflexo da boa imagem que Caiado tem junto da população goianiense, que também foi aferida pela Atlas e é bem mais alta do que a de Bolsonaro.

Ao medir a avaliação da imagem de líderes políticos entre os goianienses, o resultado do levantamento foi de 47 pontos percentuais (pp) para uma imagem positiva de Caiado, enquanto Bolsonaro chegou a 7pp de imagem positiva em Goiânia. O instituto também perguntou qual imagem os entrevistados tinham de Mabel e de Rodrigues. Neste caso, 11pp foram atribuídos de imagem positiva para Mabel e 8pp para Fred.

Já a imagem ruim ficou com outros dois líderes: 31pp de imagem negativa para o presidente Lula (PT) e 78pp para uma imagem negativa do atual prefeito, Rogério Cruz (SD)

Caiado tem imagem positiva, inclusive, entre 53.1% dos eleitores que votaram em Lula no 2º turno de 2022. A imagem do governador goiano também é positiva entre 65,9% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no mesmo período.

Transferência

“Os números da pesquisa Intel e também outras sondagens que temos acompanhado confirmam que a imagem do governador Ronaldo Caiado tende a contribuir mais positivamente para os seus aliados, como Mabel, do que a imagem de Jair Bolsonaro”, constata o jornalista Altair Tavares, comentarista de política, pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e editor-chefe do Diário de Goiás.

Ele enfatiza, por outro lado, que isso tem que ser avaliado sob vários aspectos. E inclui a última eleição, quando Bolsonaro obteve perto de 60% dos votos em Goiânia. “Ele teve o apoio de Ronaldo Caiado, então aquele percentual da votação em Goiânia na última eleição, não foi só de Bolsonaro” – e sim conquistado pelo próprio governador, indica.

Em sua análise, a pesquisa foi representativa, “como um tira-teima”, de quem tem mais influência sobre o eleitorado.  “A pesquisa Atlas realmente dá uma espécie de alinhamento com várias sondagens, mostrando o alto grau de aprovação do governador, em diversos segmentos” frisa. Para o comentarista político, o ponto-chave foi a política de Segurança Pública.

“O primeiro fator da avaliação positiva do governador sem dúvida nenhuma é a Segurança Pública. Antes do governo Caiado, vivíamos uma situação de muitíssima insegurança em Goiânia. Houve uma espécie de divisor de águas, um fator definidor a partir do ano em que a segurança ganhou relevância. A partir do momento que as pessoas expressaram uma sensação de segurança melhor, começou a melhorar a avaliação do governador Ronaldo Caiado.”  

Ele finaliza comparando a proximidade entre o governador e Mabel como um motor impulsionando a candidatura do empresário na capital. E lembra que poderia ser o inverso, “como uma âncora”, pesando negativamente.

Bom cabo eleitoral

Também o cientista político e professor Pedro Célio Borges considera que os resultados positivos do governo de Ronaldo Caiado o validam como “bom cabo eleitoral nessas eleições municipais”. Ele igualmente aponta os resultados na segurança como o destaque na boa avaliação da imagem de Caiado.

“Desde a sua reeleição, o governador Ronaldo Caiado já vem mostrando resultados positivos para várias áreas da sua administração. Isso está dentro de um contexto ou de uma época de alguns temas aos quais Caiado se apegou ferrenhamente, como o tema da segurança pública e isso repercutiu bastante”, confirma o especialista.

Além disso, ele aponta que, diante dos desempenhos positivos, o marketing do governo soube trabalhar esses temas. “E isso repercutiu no fortalecimento da sua liderança e, consequentemente, no impacto da atribuição, como bom cabo eleitoral”.

Peso de Bolsonaro

Por outro lado, Pedro Célio considera que, a despeito da imagem de Caiado ser melhor do que a do ex-presidente, mesmo assim “Bolsonaro em Goiânia ajudou muito o Fred e tem ajudado. Ele saiu de uma posição obscura na disputa eleitoral e foi para o 2º turno. Inclusive com o cacife da maior votação no primeiro turno.”

E também observa que o governador precisou se empenhar para que o candidato da base chegasse ao segundo turno. “Caiado jogou seu empenho, todo o seu prestígio no apoio a um candidato em que ficou público e notório que foi ele quem fabricou a candidatura, a do Sandro Mabel, mesmo assim Bolsonaro saiu na frente”, concluiu.

Dados da pesquisa

O instituto entrevistou 1.204 eleitores, via Recrutamento Digital Aleatório, entre 8 e 13 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (GO-08079/2024.) A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.


Leia mais sobre: / / / Eleições 2024 / Goiânia / Política