14 de agosto de 2024
Cidades

Atendimentos no Hospital Regional de Formosa dobram em três meses

Hospital Regional de Formosa tem ala exclusiva para pacientes com covid-19. (Foto: Divulgação)
Hospital Regional de Formosa tem ala exclusiva para pacientes com covid-19. (Foto: Divulgação)

Os atendimentos de urgência e emergência mais que dobraram no Hospital Regional de Formosa (HRF) em três meses. Segundo o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), que tem a gestão da unidade, houve salto de 584 para 1.288 no atendimento a casos de covid-19, enquanto os emergenciais passaram de 2.181 para 4.163 no período.

O HRF foi estadualizado em abril. A gestão ficou a cargo do Imed a partir de junho, quando foram instalados 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento de covid-19. Durante as obras do processo de regionalização, a unidade também conta com serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes

“Estamos trabalhando duro para oferecer à comunidade da região de Formosa um atendimento de excelência. Mais do que números, nosso orgulho é saber que pessoas estão voltando para casa melhores”, diz Vania Fernandes, diretora do HRF.

Não só cresceu o número de atendimentos como houve um aumento significativo na quantidade de exames de pacientes. Os eletrocardiogramas chegaram a 160, enquanto as análises clínicas (hemograma, colesterol, glicemia, entre outros) somaram 8.225 em setembro.

Com a instalação do tomógrafo e modernização do aparelho de raio-X, o número de diagnósticos por imagem também aumentou. A unidade realizou em setembro 43 tomografias e 1.460 exames de raio-X. “A modernização do hospital tem gerados ótimos resultados e quem ganha é o paciente, que passou a ter uma estrutura eficiente no próprio município para ser atendido”, afirmou Fernandes.

A equipe de saúde do Hospital Regional de Formosa passa por treinamentos constantes de processos, padronizações e ações de segurança hospitalar.  “Com conhecimento disponível, a gestão da segurança do paciente tem condições de cada vez mais e melhor prevenir as ocorrências”, explica a enfermeira Jéssica Santos, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).


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