22 de dezembro de 2024
Empresas e Negócios

Atacadão Costa prepara lançamento de nova unidade em formato de atacarejo na região da 44

Projeção da nova unidade do Atacadão Costa na região da 44 (Foto: Divulgação)
Projeção da nova unidade do Atacadão Costa na região da 44 (Foto: Divulgação)

O centro da cidade, na Região da 44, irá ganhar um novo centro de vendas no sistema atacarejo. É que a  rede goianiense Atacadão Costa pretende inaugurar no Shopping Estação Goiânia, que fica no Setor Norte Ferroviário. É a 11ª unidade do estabelecimento que possui 5 apenas na Região Metropolitana de Goiânia.

“Essa região é bastante promissora. O Shopping Estação Goiânia se encontra de frente a uma estação do BRT que tem expectativa de movimentação diária de 120 mil pessoas. É uma localização excelente, central, muito próxima a rodoviária”, afirma o responsável por novos negócios da Rede Atacadão Costa, Carlos Toledo.

De acordo com Toledo, a nova loja do Atacadão Costa terá vários diferenciais em relação às demais unidades. “O espaço desta unidade será bem completo. Entre os diferenciais da unidade do Shopping Estação Goiânia estão uma padaria, com fornadas regulares, o que não é comum nesse tipo de estabelecimento, e de lojas de apoio, como uma loja de calçados. O local será bastante atrativo”, ressalta. Em sua estimativa,  a inauguração do atacarejo, prevista para dezembro deste ano, deve proporcionar diretamente cerca de 120 vagas de emprego no local. 

Sistema de atacarejo tem se mostrado um sucesso

Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em abril deste ano, o preço do conjunto de alimentos básicos aumentou em 16 capitais se comparado ao mês anterior, o que diminui o poder de compra do consumidor. Os brasileiros passaram a buscar por economia para abastecer a despensa de casa. Com isso, o formato dos atacarejos está cada vez mais popular no Brasil e ganhou força no período desde o início da pandemia do novo coronavírus. 

O crescimento desse formato de negócio chegou a ser maior que dos supermercados e hipermercados convencionais. De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas de Autosserviço (ABBAS), o Brasil tem atualmente 151 operadoras de atacarejo, responsáveis por quase 1.400 lojas. O setor fatura R$ 130 bilhões ao ano. Os números expressivos explicam por que os investimentos estão avançando, com grandes redes varejistas expandindo as operações para o formato atacarejo. Segundo a instituição, a expectativa é que as mudanças de consumo trazidas pela pandemia levem cada vez mais clientes para lojas onde comprar seja mais fácil – e mais barato.

Os atacarejos são lojas enormes, e oferecem, como o próprio nome sugere, uma mistura entre atacado e varejo, atendendo tanto revendedores e comerciantes quanto o consumidor final. O modelo tem a vantagem de oferecer preços reduzidos para quem opta por comprar em maior volume, tem menor despesa em logística, pois aproveita o espaço de venda também como estoque, entre outros benefícios.


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