Publicidade
Destaque
| Em 5 anos atrás

Assinada ordem de serviço para transformação do Cais Jd. Guanabara em UPA

Compartilhar

Foi assinada na manhã desta quarta-feira (19) a ordem de serviço para as obras de transformação do Cais Jardim Guanabara III em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A previsão de conclusão do serviço, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é de 180 dias.

A secretária Fátima Mrué explicou que a área da unidade terá acréscimo de cerca de 600 m2 após a as obras, atingindo 2.280m2. Sala de urgência, enfermaria pediátrica, banheiros nas salas de observação e sala de descanso para funcionários estão entre as construções previstas. A recepção também será ampliada.

Publicidade

” A transformação em UPA significa atender normas. É transformar o atendimento que já existia num atendimento mais qualificado”, avaliou Mrué.

Publicidade

O custo total da obra é de R$ 2,1 milhões, oriundos do Tesouro Municipal. A empresa MVA Construtora Eireli-EPP venceu a licitação e é a responsável pela execução dos serviços.

Publicidade

Atendimento deslocado

Com atendimentos de urgência, ambulatório e saúde da família, o Cais Jardim Guanabara III recebe, em média, 5,5 mil pacientes por mês. Segundo a secretária de saúde, as condições atuais de estrutura tornam o espaço pequeno e desconfortável para pacientes e trabalhadores.

Publicidade

Com as obras, conforme explica o prefeito Iris Rezende, os pacientes terão que se deslocar às outras unidades de saúde da região norte.

“Os servidores foram distribuídos nas unidades das proximidades e continuarão atendendo as pessoas do mesmo modo. Todas as unidades da região estão preparadas para atender durante esse momento de obras”, disse.

UPAs na capital

Segundo a SMS, Goiânia tem três UPAs em funcionamento. Duas delas, Itaipu e Noroeste, são reconhecidas pelo Ministério da Saúde, enquanto a Novo Mundo está em processo de certificação. O Cais Chácara do Governador passa por processo de transformação em UPA. Também existem projetos para ampliar o Cais Novo Horizonte e transformá-lo em mais uma Unidade de Pronto Atendimento.

Publicidade
Rafael Tomazeti

Jornalista