Publicidade

As principais cidades turísticas de Goiás para aproveitar as férias de julho

Por 1 ano atrás

O turismo é uma atividade econômica importante para o estado de Goiás, que possui diversos atrativos naturais, culturais e históricos, que movimenta milhões de visitantes todos os anos. Segundo dados da Goiás Turismo, a agência estadual de turismo, o estado conta com 10 regiões turísticas e 79 municípios que fazem parte do Mapa Turístico de Goiás. O Diário de Goiás fez um compilado das principais cidades turísticas do estado, para você aproveitar melhor suas férias de julho.

Leia também: Goiás Turismo promove ecoturismo na região da Chapada das Emas

Publicidade

Caldas Novas

Caldas Novas é a capital das águas termais, localizada no sudeste de Goiás, a cerca de 170 km da capital Goiânia, com o maior manancial hidrotermal do mundo. A cidade possui mais de 200 piscinas termais, com temperaturas que variam entre 43º e 70º, que oferecem relaxamento e diversão para os visitantes. Além disso, Caldas Novas conta com o Parque Estadual da Serra de Caldas, onde é possível fazer trilhas e conhecer cachoeiras. A cidade também recebe eventos nacionais, como o Caldas Country, um dos maiores festivais de música sertaneja do Brasil.

Publicidade

Pirenópolis

Pirenópolis é uma cidade histórica, localizada a 120 km de Goiânia e a 150 km de Brasília, tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN. A cidade preserva a arquitetura colonial, com igrejas, casarões e museus que contam a história de Goiás. Pirenópolis também é cercada por morros e cachoeiras, que convidam para o ecoturismo e o turismo de aventura. Entre as atrações naturais, estão a Cachoeira do Abade, a Cachoeira do Lázaro e o Parque Estadual dos Pireneus.

Publicidade

Leia também: Chapada Week reunirá 70 estabelecimentos da Chapada dos Veadeiros para promover o incentivo ao turismo da região

Rio Quente

Rio Quente é outra cidade célebre pelas águas termais, localizada a 174 km de Goiânia e a 30 km de Caldas Novas. O município abriga o Rio Quente Resorts, um dos maiores complexos de águas termais do Brasil. O resort conta com o Hot Park, um parque aquático com diversas atrações, como a Praia do Cerrado, a maior praia artificial com águas naturalmente quentes do mundo. Rio Quente também possui águas termais cristalinas, ideais para banhos relaxantes.

Publicidade

Goiânia

Goiânia é a capital de Goiás e uma cidade moderna e vibrante, que oferece diversas opções de lazer, cultura e gastronomia. A cidade é conhecida como a capital verde do Brasil, com diversos parques e áreas verdes, como o Parque Flamboyant, o Parque Vaca Brava e o Bosque dos Buritis. Goiânia também tem uma vida noturna agitada, com bares, boates e shows musicais. Além disso, a cidade tem museus, teatros, feiras e monumentos que valorizam a cultura goiana.

Leia também: Mapa do Turismo em Goiás é divulgado com 92 municípios e 10 regiões

Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso de Goiás é a porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. A cidade fica no coração do cerrado, a 230 km de Brasília e a 412 km de Goiânia, em uma região de beleza exuberante e energia mística. Alto Paraíso de Goiás possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, como a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira Almécegas e a Cachoeira Loquinhas. A cidade também é um polo de espiritualidade e terapias alternativas, com diversos centros holísticos e eventos ligados à astrologia e à ufologia.

Corumbá de Goiás

Corumbá de Goiás é uma cidade histórica, localizada no leste de Goiás, a cerca de 110 km da capital Goiânia, que preserva o charme do século XVIII, com casas coloniais, igrejas barrocas e ruínas da antiga cadeia pública. A cidade também é famosa pelas suas belezas naturais, como o Salto Corumbá, uma cachoeira de 50 metros de altura que forma piscinas naturais. Outras cachoeiras que valem a pena conhecer são a Cachoeira da Capivara e a Cachoeira da Lua. Corumbá de Goiás também oferece atividades como rapel, tirolesa e rafting no Rio Corumbá.

Cidade de Goiás

Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, a 141 km de distância de Goiânia pela rodovia GO-070, é uma das cidades históricas mais importantes do Brasil, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. A cidade foi a primeira capital de Goiás e conserva o seu patrimônio arquitetônico, artístico e cultural, com destaque para a Casa de Cora Coralina, o Museu das Bandeiras e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Cidade de Goiás também é palco da tradicional Procissão do Fogaréu.

Trindade

Trindade é uma cidade religiosa, localizada na região metropolitana de Goiânia, conhecida como a capital da fé de Goiás. A cidade recebe milhões de romeiros todos os anos, que vão em busca de milagres e bênçãos na Basílica do Divino Pai Eterno, um dos maiores templos católicos do Brasil. A cidade também possui outros pontos de peregrinação, como o Santuário do Divino Pai Eterno, a Igreja Matriz e o Museu da Memória do Divino. Além disso, Trindade realiza a Festa do Divino Pai Eterno, uma das maiores festas religiosas do país.

Aruanã

Aruanã é uma cidade ribeirinha, a cerca de 314 km da capital Goiânia, localizada às margens do Rio Araguaia, um dos principais rios do Brasil. A cidade é um destino ideal para quem gosta de natureza, pesca e aventura. Aruanã possui praias fluviais, como a Praia da Orla e a Praia do Cristo, que são ótimas para banhos e esportes náuticos.

Leia também: Temporada do Araguaia deve movimentar R$ 100 milhões na economia da região

Mineiros

Mineiros, uma cidade encantadora no sudoeste de Goiás, a uma distância de 420 km de Goiânia, oferece diversas opções de turismo para quem busca contato com a natureza, aventura, história e cultura. O Parque Nacional das Emas é uma das principais atrações turísticas de Mineiros. Criado em 1961, o parque é uma das maiores áreas protegidas do cerrado brasileiro, com mais de 130 mil hectares. Lá é possível observar animais típicos da região, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, o veado-campeiro e o ema, que dá nome ao parque. O parque também é famoso pela bioluminescência dos cupinzeiros, um fenômeno que ocorre entre outubro e dezembro, quando os insetos emitem uma luz verde que ilumina a noite. Outro espetáculo da natureza é o pôr do sol no parque, que colore o céu com tons de laranja, rosa e roxo.

Publicidade
Compartilhar
Fabrício Carvalho

Casado com Kariny Melo e pai do Ítalo Melo. Na vida o que vale é ter histórias para contar.