Com latinhas de cerveja, sacolas plásticas, embalagens de leite longa vida e caixas de papelão o artista Manoel Santos apresentou seu trabalho na Praça Universitária, em Goiânia, neste sábado (14).
A arte de Manoel ficou à amostra neste 1º Drive Thru Lixo Zero Goiânia. Na ocasião, ele pôde montar um jacaré de 4 metros. Além da linda obra à disposição dos olhos do público, o artista visa conscientizar a população para diminuir a produção de lixo.
“O mais importante é diminuir o consumo, gerar menos lixo, e com isso contribuir para a preservação da vida”, disse.
Manoel é artista plástico e também servidor da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Seu trabalho no campo da arte mostra fatos do cotidiano que ele vislumbra no dia a dia das ruas da capital, com sua experiência com o trabalho de gari.
Segundo Manoel, sua técnica é chamada “naif”, que significa ingênuo, primitivo e espontâneo. Em sua explicação, Manoel diz que os olhos, que foram feitos com embalagens de pizza, são bem lúdicos, mas também lembra a arte caricata.
“A boca do jacaré representa um animal que está engolindo a poluição ambiental feita pelo homem”, explica.
Manoel tem experiência suficiente para martelar com veemência que qualquer objeto ou resíduo pode dar espaço para uma obra de arte. Com sua experiência mundial e há 30 anos fazendo isso, Manoel deixa um recado importante aos amantes da arte.
”Reutilizar material é também uma boa maneira de fazer arte”, sintetiza Manoel.
A humildade e simplicidade de Manoel são semelhantes à sua categoria como artista, pois ele explica também que seu trabalho é de suma importância e, claro!, uma arte.
“Ser gari é o mesmo que ser artista, é uma labuta todo dia debaixo de sol e chuva”, frisa Manoel.
Leia mais sobre: drive-thru / Goiânia / Destaque / Goiânia