25 de dezembro de 2024
Goiânia

Art Déco Festival movimenta Goiânia até domingo, 20

O Centro de Goiânia finalmente terá a atenção que merece. Um dos mais importantes acervos Art Déco do mundo se encontra aqui e ganha destaque no Goiânia Art Déco Festival, no período de 18 a 26 próximo, sexta e sábado. Exposições, artes, feira de antiguidades, design, moda, passeios guiados, palestras, mostra documental, debates, oficinas, música e várias outras atividades vão reunir todas as referências do estilo na capital durante o festival. 

O evento, que é gratuito, vai ocupar espaços na Vila Cultural Cora Coralina, no Instituto Lato Sensu e no Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia, todos no setor central da capital.

O festival apresentará ao mundo o patrimônio edificado, construído na década de 1930 e inspirado pelos ideais parisienses. O estilo marcou a arquitetura dos primeiros prédios da cidade, representando o progresso e a modernidade da nova capital. Goiânia tem 22 edificações em Art Déco tombadas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional.

O Goiânia Art Déco Festival  é o primeiro evento no Brasil e na América Latina com essa grandiosidade de atrações e representatividade cultural e artística. Está entre os maiores eventos mundiais referências nesse estilo, como o The Art Déco Weekend, de Miami (EUA) e Napier (Nova Zelândia), e o Art Déco de France, em Perpignan (França).

O evento é idealizado pela ONYGO, com patrocínio do Instituto Lato Sensu e apoio institucional da Vila Cultural Cora Coralina, Governo de Goiás, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, SESC Goiás, Basileu França (ITEGO) e Prefeitura de Goiânia. 

Apoio cultural também da 588Art Show, Castro’s Park Hotel, Prestígio Turismo, Cerveja Astúria, Clube de Veículos Antigos de Goiás (CVA), Luppa Criativa, Adba – ArtDéco Argentina e Unimed.

Uma programação eclética

O Goiânia Art Déco Festival traz uma programação abrangente para todo tipo de público. Quem gosta de artes, antiguidades e design, o evento oferece exposições de antiquários e artistas criativos locais, além de mostra de carros antigos.

Palestras e debates sobre as influências do Art Déco em Goiânia, no Brasil e no mundo, são as principais atrações do evento. Para falar do assunto, a arquiteta argentina Adriana Elvira Piastrellini, especialista em Art Déco Internacional, vem a Goiânia expor e tratar do estilo, especialmente, nas Américas. 

A arquiteta é fundadora e presidente da associação Art Déco da Argentina, coordenadora de projetos do estilo em Buenos Aires e membro do Icads – Confederação Internacional de Sociedade Art Déco. Na abordagem nacional e goianiense sobre o tema, temos nomes importantes como: Andrey Schlee, Fernanda Goulart, Ana Maria Diniz, Gustavo Neiva, Marcos Gouvêa, Washigton Sousa e outros. E também diversos representantes de entidades como CAU, Crea, Iphan e outros.

A oficina de desenho e exposição coordenada pelo professor e arquiteto Fernando Simon, destaca a arte do urban sketch, para ilustrar o evento com os croquis e esquetes dos edifícios do centro. Outro importante momento também direcionado aos prédios Art Déco de Goiânia, são os do arquiteto Rodolpho Furtado, em sua exposição Pigmentos. 

Mais uma oficina, agora de cerveja, que chamará a atenção do público, será com o mestre cervejeiro Edmílson, onde a publicidade está voltada para o nosso patrimônio. Diversas exposições, entre antiguidades, moda e fotografias, documentários especiais sobre o tema e até Tatto Déco para quem adora arte oldschool na pele fazem parte da programação.

Os passeios não ficam de fora desse festival. Quem quiser conhecer um pouco mais da cidade e do acervo arquitetônico, são muitas as oportunidades:  passeios artísticos a pé, ciclísticos e em ônibus com uma equipe de guias de especialistas, vão fazer as pessoas observarem a cidade com outros olhos.

Capitais Art Déco

Os principais acervos deste estilo no Brasil concentram-se no Rio de Janeiro, em São Paulo e Goiânia. Há também importantes exemplos em Campo Grande, com a obra do arquiteto Frederico Urlass; em Belo Horizonte e Juiz de Fora, nos projetos do arquiteto Raphael Arcuri, e em Porto Alegre, na Avenida Farrapos.

Em Goiânia, os acervos Art Déco se encontram no centro da capital e no Setor Campinas. O “Teatro Goiânia” e a “Estação Ferroviária” são exemplos marcantes de monumentos neste estilo, similares aos antigos teatros odeonsingleses. Ambos os prédios goianos foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Outros patrimônios Art Déco de destaque na capital são o “Relógio” da Avenida Goiás e a “Mureta” (guarda-corpo) do Lago das Rosas, que possuem relevos muitos expressivos característicos do estilo arquitetônico da década de 1930. O traçado único foi baseado nos modelos franceses de ruas largas, lineares, com pracinhas e muito verde. Tal como é Goiânia hoje!

Confira a programação completa do Goiânia Art Déco Festival:

VILA CULTURAL CORA CORALINA

18/05 (sexta-feira)

Abertura com contação de história – “Goiânia é a capital Art Déco do Brasil”, por Joana D’arc Leite – 9hLocal: Salão PrincipalFeira de Artes, Design e Antiguidades – Das 9h às 18hLocal: Salão NobreExposição: Identidade e Memória – Art Déco – 9hLocal: Salão principal do Basileu FrançaTattoo Déco – 9h /Local: Salão Nobre

19/05 (sábado)

Feira de Artes, Design e Antiguidades – Das 9h às 18hLocal: Salão NobreExposição: Identidade e Memória – Art Déco – 9hLocal: Salão principal do Basileu FrançaTattoo Déco – 9h /Local: Salão NobreCine Déco – Mostra de Documentários: Patrimônio Adormecido Art Déco, Julie Agosto e Setembro, Minha Casa é o Parque, Life, Você Conheceu o Lago Das Rosas?– às 20h / Local: Mini auditórioOficina de desenho (“urbansketchers”), com Fernando Simon – Das 14h às 16hLocal: Foyer

20/05 (domingo)

Feira de Artes, Design e Antiguidades – Das 9h às 18hLocal: Salão NobreExposição: Identidade e Memória – Art Déco – 9hLocal: Salão principal do Basileu FrançaTattoo Déco – 9h /Local: Salão NobreDebate “Art Déco Internacional: influência europeia nas Américas” com Andrey Schlee e Ana Maria Diniz. Participação especial da arquiteta argentina Adriana Elvira Piastrellini. Mediador: Ricardo Ramos. – 10hLocal: Mini AuditórioDebate “Art Déco no Brasil: situação atual do patrimônio construído em Belo Horizonte e Goiânia”, com Fernanda Goulart e Wolney Unes.Mediador: Gutto Lemes  – 14h / Local: Mini AuditórioOficina de desenho (“urbansketchers”), com Fernando Simon, Marco Túlio e Eliana Tiné  – Das 14h às 16hLocal: Foyer 

{nomultithumb}


Leia mais sobre: Goiânia