Neste domingo (19), cerca de 35,4 milhões de eleitores argentinos votam no segundo turno das eleições presidenciais. A decisão está entre os candidatos Sergio Massa, atual ministro da Economia, e o ultradireitista Javier Milei. A votação estará aberta até às 18h (horário de Brasília), com previsão de divulgação do resultado preliminar por volta das 22h30.
Na Argentina, a votação acontece em cédulas de papel, onde o eleitor registra sua preferência. A contagem é apresentada no dia da votação de forma provisória, com números baseados nos boletins das seções eleitorais divulgados pela Direção Nacional Eleitoral. O resultado oficial, baseado na contagem manual das cédulas, leva até duas semanas para sair.
O primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina aconteceu no dia 22 de outubro, disputado pelos candidatos Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato do governo União para a Pátria; Javier Milei, do A Liberdade Avança (chamado de Bolsonaro argentino); Patricia Bullrich, de Juntos pela Mudança; Juan Schiaretti, governador de Córdoba, do Hacemos por Nuestro País; e Myriam Bregman, deputada pela Frente de Esquerda e dos trabalhadores.
Conforme recentes pesquisa de votos, com dados divulgados pelo Observatorio de Encuestas no último dia 5 de novembro, apesar da diferença das médias entre os candidatos Massa e Milei ter caído para 0,3 ponto percentual, Milei aparece na frente. No primeiro turno, Sergio Massa somou mais de 36% dos votos válidos nas urnas, contra pouco mais de 30% de Javier Milei, que também aparecia à frente nas pesquisas anteriormente.
Com informações da Agência Brasil