23 de dezembro de 2024
Esportes

Argentina x França: horário, estádio e notícias das equipes para a final da Copa do Mundo

Estadio Lusail (Foto - Divulgação Fifa)
Estadio Lusail (Foto - Divulgação Fifa)

Argentina e França disputarão a final da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, buscando uma nova consagração. A “Albiceleste” quer ser campeã pela terceira vez em sua história, enquanto os “Bleus” tentarão reeditar o título de 2018 e conquistar o tricampeonato. A Argentina conseguiu se classificar como primeira do Grupo C. Nas oitavas de final, superou a Austrália por 2 a 1, com uma grande apresentação de Lionel Messi. Nas quartas, com um placar mais trabalhoso do que o jogo foi na realidade, deixou pelo caminho a Holanda nos pênaltis, após empatar em 2 a 2. Nas semifinais, venceu a Croácia com facilidade por 3 a 0.

Por sua vez, a França passou como líder do Grupo D. Nas oitavas de final, deixou para trás a Polônia por 3 a 1. Nas quartas, em um encontro muito equilibrado, venceu a Inglaterra por 2 a 1. Nas semifinais, teve pela frente a revelação Marrocos e se impôs por 2 a 0.

Data e horário

Domingo, 18 de dezembro, às 12:00 de Brasília (15:00 de Lisboa; 18:00 de Doha)

Estádio

Estadio Lusail

Arbitragem

Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia) Assistente 1: Pawel Sokolnicki (Polônia) Assistente 2: Tomasz Listkiewicz (Polônia) 4º árbitro: Ismail Elfath (Estados Unidos) 5º árbitro: Kathryn Nesbitt (Estados Unidos) VAR: Tomasz Kwiatkowski (Polônia)

Notícias dos times

Na Argentina, o técnico Lionel Scaloni tem todos os jogadores à sua disposição, já que Marcos Acuña e Gonzalo Montiel cumpriram a suspensão na semifinal. Já na França, são dúvidas Dayot Upamecano e Adrien Rabiot, quem não puderam disputar a partida contra o Marrocos em razão de um vírus.

Prováveis escalações

Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi, Marcos Acuña; Rodrigo de Paul, Leandro Paredes, Enzo Fernández, Alexis Mac Allister; Julián Álvarez e Lionel Messi.

França: Hugo Lloris; Jules Koundé, Raphael Varane, Ibrahima Konaté, Theo Hernández; Aurelien Tchouameni, Youssouf Fofana, Ousmane Dembélé, Antoine Griezmann; Kylian Mbappé e Olivier Giroud.

Histórico do confronto

Argentina e Francia se enfrentaram em 12 ocasiões, com seis triunfos para a equipe sul-americana, três para os “Bleus” e três empates.

Em Copas do Mundo, se encararam três vezes: vitória por 1 a 0 para a Argentina no Uruguai-1930, com gol de Felipe Monte; triunfo por 2 a 1 para os sul-americanos na Argentina-1978, com gols de Daniel Passarella e Leopoldo Luque; e comemoração francesa no encontro mais recente, na Rússia-2018, vencido pelos europeus por 4 a 3, com gols de Antoine Griezmann, Benjamin Pavard e dois de Kylian Mbappé.

Números

  • As duas seleções voltam a se encontrar depois das oitavas de final da Rússia-2018. 
  • Quinze jogadores das duas seleções atuais estiveram naquele jogo: sete do lado argentino e oito do francês.
  • A Argentina disputará a sua sexta final da Copa do Mundo.
  • A França joga a sua segunda final consecutiva.

(Conteúdo – Fifa)


Leia mais sobre: / Esportes