11 de agosto de 2024
Esportes

Após título em 2016, Nico Rosberg anuncia aposentadoria da Formula-1

Nico Rosberg
Nico Rosberg

Depois de conquistar seu primeiro título na principal categoria do automobilismo mundial, o piloto alemão Nico Rosberg anunciou nesta sexta (2) que vai se aposentar da Fórmula 1.

“Em 25 anos no automobilismo, foi meu sonho, meu único, me tornar campeão mundial de Fórmula 1. Através de trabalho duro, de dor, dos sacrifícios, este foi meu objetivo. E agora eu consegui. Eu subi minha montanha, estou no meu auge, então me sinto bem. Minha emoção mais forte agora é aprofundar a gratidão a todos que me apoiaram por fazer esse sonho acontecer”, disse o alemão em sua página no Facebook.

Com direito a uma ultrapassagem arrojada para cima de Max Verstappen e um final emocionante, Nico Rosberg conquistou seu primeiro título depois de 206 provas e 11 anos de espera -desde a estreia na modalidade. O alemão foi segundo colocado, atrás do rival Lewis Hamilton, que venceu as últimas quatro provas, mas, ainda assim, ficou a cinco pontos de levar o tetra.

Com a conquista, Rosberg repete o sucesso de seu pai, Keke, campeão em 1982 -antes, só os ingleses Graham (1962 e 1968) e Damon Hill (1996) haviam conseguido tal feito. De quebra, após se contentar com o vice nas duas temporadas anteriores, o alemão deixa para trás o estigma do segundo piloto que vive à sombra do principal na equipe.

A declaração completa de Nico Rosberg:

“Em 25 anos no automobilismo, foi meu sonho, meu único, me tornar campeão mundial de F1. Através de trabalho duro, de dor, dos sacrifícios, sempre foi minha meta. E agora eu consegui. Subi minha montanha, estou no meu auge, me sinto bem. Minha emoção mais forte agora é agradecer a todos que me apoiaram por fazer esse sonho acontecer.

Esta temporada, digo a vocês, foi muito dura. Fiquei louco depois das decepções nos últimos dois anos, mas elas abasteceram minha motivação a níveis que eu nunca tinha experimentado. E é claro que tive um impacto naqueles que eu amo também: foi um esforço familiar completo de sacrifício, pondo tudo atrás do meu objetivo. Mal posso encontrar palavras para agradecer a minha esposa Vivian: ela tem sido incrível e entendeu que esse era o ano, nossa oportunidade de fazer isso, e abrir o espaço para eu me recuperar por completo entre cada corrida, olhando para nossa filha todas as noites, lidando quando as coisas ficaram difíceis e pondo nosso campeonato como prioridade.

Quando venci em Suzuka, do momento onde o destino do título estava em minhas próprias mãos, começou uma grande pressão e comecei a pensar sobre encerrar minha carreira no automobilismo se eu me tornasse campeão mundial. No domingo de manhã em Abu Dhabi, eu sabia que essa poderia ser minha última corrida, e esse sentimento abriu minha cabeça antes da largada. Queria aproveitar cada parte da experiência, sabendo que poderia ser a última… e então as luzes se apagaram, e eu tive as mais intensas 55 voltas de minha vida. Tomei a decisão na segunda-feira à noite. Depois de refletir por um dia, as primeiras pessoas com que falei foram Vivian e Georg [Noite, empresário], e depois com Toto (Wolff).

A única coisa que faz essa decisão de qualquer forma difícil é porque eu coloquei minha família do automobilismo em uma situação difícil. Mas Toto entendeu. Ele sabia que eu tinha plena convicção e me tranquilizou. Minha conquista mais orgulhosa no automobilismo será sempre ter sido campeão com essa incrível equipe de pessoas, as Flechas Prateadas.

Agora estou aqui só curtindo o momento. Haverá tempo para saborear nas próximas semanas, para refletir sobre a temporada e para aproveitar cada experiência que virá em meu caminho. Depois, vou virar a próxima curva em minha vida e ver o que tem para mim…”


Leia mais sobre: Esportes

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários