07 de agosto de 2024
Batismo • atualizado em 03/07/2023 às 14:34

Após Romaria, Governador Ronaldo Caiado entrega o título de Capital da Fé à Trindade

A entrega simbólica do título foi feita pelo governador na missa de encerramento, ao lado do ministro da Justiça e do prefeito de Trindade
Governador Ronaldo Caiado participa da missa de encerramento da Romaria de Trindade; ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também esteve presente na cerimônia. Fotos: Wesley Costa
Governador Ronaldo Caiado participa da missa de encerramento da Romaria de Trindade; ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também esteve presente na cerimônia. Fotos: Wesley Costa

O governador Ronaldo Caiado (UB) fez a entrega simbólica do título de Capital da Fé à Trindade, no último domingo (2). A solenidade aconteceu durante a missa de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno e contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino e do prefeito de Trindade, Marden Júnior (UB).

O título de Capital da Fé foi concedido pela Alego, por meio do projeto de lei 21.951/2023, de autoria do deputado estadual George Morais. Para o governador, a iniciativa vem reconhecer legalmente o título dado carinhosamente pelos goianos. “É o reconhecimento de que hoje nós somos a segunda maior romaria do país, e cada vez mais, a participação está ainda mais ampla, não só de goianos, mas pessoas do Brasil todo e também de fora”, destacou Caiado.

Romaria

Nos 10 dias de Festa do Divino Pai Eterno, Trindade recebeu mais de 3 milhões de romeiros, vindos de todas as partes do país. Este é o maior evento religioso do Centro-Oeste e segundo do Brasil.

A grandiosidade e receptividade do evento foram elogiados pelo ministro da Justiça. “Que exemplo, povo, cidadão, cidadãs, famílias de Trindade e de Goiás deram hoje ao Brasil. O Brasil precisa de união, de solidariedade, de justiça social, de paz. Essa festa do Divino Pai Eterno é uma inspiração”, afirmou Flávio Dino.

Na ocasião, Dino fez questão de destacar o reconhecimento dado pelo governo federal. “Fui convidado pelo senhor prefeito, pelo senhor governador e pela nossa Igreja Católica, para prestigiar e trazer a palavra do presidente Lula de apoio ao povo de Goiás e de Trindade, de reconhecimento desse importante momento de fé”, pontuou.

Investimentos

O Governo de Goiás investiu mais de R$ 3,5 milhões para a realização da Romaria 2023, incluindo investimentos na recuperação da rodovia do romeiros e o montagem e funcionamento do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). Além disso, com investimentos de R$ 14,3 milhões, vai ser construído após o encerramento da romaria, o Viaduto Portal da Fé, na GO-060. A obra tem previsão de conclusão em 18 meses.

Além disso, na barraca, localizada às margens da rodovia, também foi disponibilizada uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, para realizar atendimento de primeiros-socorros, ambulância de plantão e uma base da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Desde o início da Romaria deste ano, em 23 de junho, na Praça do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno foram realizadas 180 celebrações como missas, novenas, procissões e vigílias. A programação também contou com show do cantor Roberto Carlos.


Leia mais sobre: / / / Política

Comentários