22 de novembro de 2024
Destaque 2

Após quase 20 anos como Arcebispo em Goiânia, Dom Washington Cruz renuncia o cargo

Dom Washington Cruz anuncia sua renúncia do cargo de Arcebispo em Goiânia (Foto: Rudger Remígio)
Dom Washington Cruz anuncia sua renúncia do cargo de Arcebispo em Goiânia (Foto: Rudger Remígio)

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz anunciou a renúncia do cargo nesta segunda-feira (24/05), antes mesmo da escolha de seu substituto. A informação foi publicada no Jornal O Popular. “Estou pronto para sair amanhã mesmo. Não digo que tenha cumprido a missão, ninguém pode dizer ter cumprido totalmente a missão”, disse. Ele também pediu perdão pelos pecados e desejou que o seu sucessor pudesse corrigir seus erros.

Prestes da aposentadoria compulsória por já ter 75 anos, Cruz resolveu antecipá-la e, há 15 dias, encaminhou uma carta de renúncia que chegará ao Vaticano. “Agora, o núncio apostólico faz as consultas aos bispos do regional, arcebispos do Brasil, cardeais, depois o núncio faz uma leitura de tudo, forma uma opinião, e manda nomes para Roma, que serão estudados pelos cardeais que formam a congregação para os bispos e depois apresentaram ao papa. Isso pode durar alguns meses ainda”, explicou.

O arcebispo disse que ainda se sente como um menino. “Com aqueles 13 anos de idade quando entrei no seminário”. Ele ainda lembrou da sua trajetória de 50 anos como religioso e 34 desses servindo como bispo. O religioso ainda disse que pretende morar em Aparecida de Goiânia. “Ajudar nas comunidades, celebrar missas e rezar muito”. Ele está em Goiânia desde 2002, quando foi nomeado arcebispo da capital.


Leia mais sobre: Destaque 2 / Goiânia