Embaixador israelense no Brasil entre 2017 e 2021, Yossi Shelley participou da campanha de Gustavo Mendanha (Patriota) para governador de Goiás e, em seguida, assumiu um posto de liderança nas eleições para primeiro-ministro de Israel.
Um das figuras mais frequentes no perfil de Shelley no Instagram, inclusive com pedidos de voto, é justamente Mendanha, com quem construiu uma relação de amizade. Na pré-campanha, os dois estiveram juntos, por exemplo, em agendas na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), no final de junho, e em cidades do interior goiano, como Niquelândia.
Mais recentemente, o ex-embaixador se tornou o líder do comitê do Likud, tradicional partido de direita, durante as eleições para primeiro-ministro de Israel, realizadas na terça-feira (01/10).
Os resultados ainda não foram oficializados, mas o Likud conquistará mais cadeiras no Parlamento. Dessa forma, Benjamin Netanyahu, que já foi primeiro-ministro, deve iniciar negociações com outros partidos para obter maioria e retomar seu antigo cargo.
Nas redes sociais, Mendanha cumprimentou Shelley “pela participação ativa” na campanha de Netanyahu. “Acompanho a história do povo israelense, pelo qual tenho uma profunda admiração”, escreveu no Twitter.
Quero cumprimentar meu amigo @embaixadoryossi pela participação ativa na eleição de @netanyahu para primeiro-ministro de Israel 🇮🇱. Acompanho a história do povo israelense, pelo qual tenho uma profunda admiração. Desejo a todos paz e sucesso nesta jornada! pic.twitter.com/hYneHnCbcc
— Gustavo Mendanha (@mendanhagustavo) November 2, 2022
Leia mais sobre: Gustavo Mendanha / Israel / Política