A onda de calor em Goiás promete ser amenizada nos próximos dias. De acordo com a previsão metereológica do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), uma frente fria vinda da região Sudeste do país vai dispersar a massa de ar quente que tem provocado a alta das temperaturas no estado de Goiás e em grande parte do Brasil, com previsão de tempestades a partir desta sexta-feira (16).
Conforme o gerente da Cimehgo, André Amorim, os temporais tendem a ser mais consideráveis no domingo (19). “Dia 19 nós temos esse sistema (de massa de ar quente e onda de calor) sendo quebrado. A frente sobe e destitui toda essa massa quente e seca”, explica. Segundo Amorim, a partir desta sexta (16) já são esperadas algumas pancadas de chuvas isoladas em Goiás.
André Amorim ressalta que o alerta de calor, durante o final de semana, será substituído por alerta para temporais. “Nós saímos do alerta do tempo quente e vamos para o alerta agora das tempestades, então o risco potencial para a tempestade vai ficar elevado para o final de semana”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Calor atípico pode continuar em Goiás até abril de 2024, diz Organização Meteorológica Mundial
Com efeito, a partir da chegada da frente fria, Goiás terá temperaturas mais amenas, quebra dessa onda de calor e uma melhora significativa da umidade relativa do ar. Já nesta sexta há possibilidade de pancadas de chuvas em Goiânia, Anápolis, Jataí, Porangatu, Ceres e Rubiataba.