14 de novembro de 2024
Promessa • atualizado em 22/03/2024 às 18:54

Após nove anos em construção, BRT tem entrega prevista para julho de 2024

Já foram concluídas 31 plataformas do trecho 2 e a expectativa é que o corredor de ônibus entre em operação nos próximos meses
O BRT Norte-Sul já está em fase final de execução. Foto: Secom
O BRT Norte-Sul já está em fase final de execução. Foto: Secom

O BRT Norte-Sul começará a funcionar até julho de 2024. Em construção desde 2015, após nove anos em obras, o corredor de ônibus que corta a cidade de Goiânia, finalmente, será entregue para operação nos próximos meses, de acordo com a Prefeitura de Goiânia.

As equipes de Infraestrutura Urbana de Goiânia já concluíram construção das 31 plataformas do trecho 2, e os trabalhos já estão em fase de ajustes finais. Conforme estimativas da Prefeitura, o BRT deve beneficiar mais de 150 mil cidadãos mensalmente, proporcionando agilidade e maior fluidez no trânsito.

O projeto de mobilidade urbana tinha data prevista para entrega, inicialmente, em 2020, mas uma série de desafios e contratempos resultaram em severos atrasos. No início da atual administração, em 2021, a finalização do corredor foi eleita como uma das prioridades e, desde então, foram executados mais de 30% das obras, além da inauguração de três terminais.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, explica que a gestão enfrentou problemas que afetaram o planejamento e causaram mais atrasos na obra. “Esta obra, de concepção em 2015, já era para ter sido entregue há 3, 4 anos. Mas infelizmente havia vários problemas no projeto. Tivemos problemas também na área ambiental, e no próprio Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], porque essa obra passa onde há tombamento, e isso a atrasou em muitas situações. Além da pandemia, quando faltaram insumos e mão de obra”, justifica o secretário.

Investimentos

Além dos investimentos nas obras do BRT Norte-Sul, a Prefeitura de Goiânia também aplicou mais de R$ 246 milhões no transporte coletivo da capital e Região Metropolitana ao longo dos últimos 21 meses. Os recursos foram destinados para melhorias no sistema, como aquisição de 150 ônibus elétricos, que irão integrar a rede até o final de 2024. Ao todo, 83 serão destinados para o Eixo Anhanguera e 67 vão para o BRT, que deve entrar em funcionamento até julho deste ano.

Em 2023, a gestão também inaugurou outros dois terminais que integram o acesso ao corredor do BRT, o Terminal Paulo Garcia, na Avenida Goiás Norte, ao lado da Rodoviária de Goiânia, e o Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte, próximo ao encontro com a Perimetral Norte.


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