O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), anunciou nesta quarta-feira (15) que irá suspender seu próprio salário de chefe do Executivo Municipal até a regularização dos pagamentos dos servidores da cidade, que ainda não receberam os salários de dezembro. Em sua rede social, Vilela afirmou que a atitude é uma forma de prestar solidariedade aos trabalhadores.
“Sei que isso não resolve o problema, mas é uma maneira de mostrar meu compromisso e respeito aos trabalhadores que movem a nossa administração. Fomos eleitos para fazer um grande trabalho e faremos uma grande mudança, implantando uma nova cultura, um novo jeito de fazer gestão”, disse Leandro em vídeo.
Na última terça-feira (14), a Prefeitura fechou negociação com os servidores para o pagamento da folha de dezembro dividida em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março. A medida foi necessária já que a nova gestão assumiu a cidade com um rombo financeiro de R$ 500 milhões e sem dinheiro em caixa suficiente para quitar as dívidas, incluindo os salários.
Vilela garantiu aos servidores municipais que os débitos serão quitados conforme o calendário apresentado, no dia 21 de cada mês. “Deixaram a Prefeitura quebrada, com um rombo de R$ 500 milhões, mas já estabelecemos um cronograma para quitar a folha de dezembro. Iniciaremos os pagamentos no dia 21 de janeiro e concluiremos no dia 21 de março, sem prejuízo das folhas dos meses de janeiro, fevereiro e março, que serão pagas rigorosamente em dia pela nossa gestão”, afirmou o prefeito.
O acordo foi construído após três reuniões entre o prefeito, secretários e representantes dos servidores, como os dirigentes do Sintego, SindSaúde e Sindicato da Guarda Civil, além do deputado estadual Mauro Rubem e vereadores. Os líderes sindicais destacaram que a presença ativa de Vilela nas negociações foi determinante para que os trabalhadores entendessem a seriedade e o empenho da nova gestão em resolver os problemas financeiros.
Leia mais sobre: Leandro Vilela / Prefeitura de Aparecida / Salários atrasados / Aparecida de Goiânia / Cidades