Com 55,53% dos votos, Sandro Mabel (UB) foi eleito prefeito de Goiânia, neste domingo (27) impulsionado pelo apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), quebrando um paradigma existente desde 1988 que governador não elegia um prefeito em Goiânia. A aliança entre Mabel e Caiado consolidou uma base sólida de apoio, em contraste com o candidato adversário, Fred Rodrigues (PL), que contava com o suporte de Jair Bolsonaro (PL) e recebeu 44,47% dos votos.
Durante coletiva de imprensa após vitória, Mabel afirmou: “Primeiro gostaria de agradecer a Deus e a todos os goianienses que acreditaram no nosso projeto, que viram que Goiânia precisa de um gestor e nesse ponto eu quero agradecer ao governador Ronaldo Caiado e a dona Gracinha. Caiado foi pesquisar e viu que a cidade precisava de um gestor. O senhor estava certo e a cidade soube reconhecer”.
Vamos fazer com que Goiânia possa acompanhar Goiás. O que o Governador tem feito em Goiás nós vamos fazer em Goiânia, começando com a Saúde que está colapsada. Vamos trabalhar a Segurança Pública também, teremos muita coisa. Vamos fazer um sistema de inteligência nessa área. Será a região metropolitana mais segura do país.
Em seu discurso, Caiado destacou que humildade, trabalho e determinação foram essenciais para que Sandro Mabel garantisse a vitória no segundo turno. “A resposta está ai, foi eleito o nosso prefeito da capital no segundo turno, sendo o único no país a inverter a posição ganhando a eleição na reta final. Então é isso que consagra a vida da gente. Meus parabéns e meus agradecimentos”, declarou o governador que foi às redes sociais responder provocações feitas pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL).
No primeiro turno, o ex-deputado estadual Fred Rodrigues terminou à frente na disputa do primeiro turno recebendo 31,1% dos votos em 6 de outubro, enquanto Mabel teve 27,6% dos votos válidos. As últimas pesquisas em Goiânia mostraram o crescimento de Mabel no segundo turno. Segundo a pesquisa AtlasIntel, divulgada sábado (26) Mabel obteve crescimento de 3,5 pontos percentuais na estimulada e chegou a 54,5% contra queda do candidato Fred Rodrigues em 3,4 pontos. O candidato do PL ficou com 43,6%.
A vice de Sandro Mabel na chapa para a Prefeitura de Goiânia é a tenente-coronel Cláudia, que é do partido Avante. O mandato de Mabel será de quatro anos, período durante o qual ele será responsável por administrar o município de Goiânia até 2028. Mabel assumirá o cargo em janeiro de 2025.
Caiado x Bolsonaro
Além de disputarem o controle municipal em Goiânia e Aparecida de Goiânia, o fator Caiado x Bolsonaro sinaliza uma ambição maior para as eleições presidenciais de 2026. Caiado, que já revelou seu desejo de concorrer à presidência, busca consolidar uma base política forte em Goiás e ter reconhecimento nacionalmente como um líder conservador, porém moderado.
Leia mais sobre: Goiás / Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Sandro Mabel / Cidades / Goiânia / Política