O aplicativo Saúde Aparecida ganhou nova versão para smartphones com sistema operacional iOS. A ferramenta utilizada para agendamento de consultas médicas da rede pública de Aparecida foi lançada pela Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) este ano, até então, apenas para Android.
O Saúde Aparecida pode ser baixado gratuitamente por meio do App Store e na Play Store. No aplicativo, podem ser agendadas consultas da Atenção Básica, como clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista.
Além disso, o Saúde Aparecida permite agendar testes para diagnóstico da covid-19 no Centro de Especialidades, marcar uma consulta de retorno, inclusive com médico especialista, bem como ter acesso a atestados médicos emitidos nas três UPA´s da cidade: Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant. Até o momento, mais de 67 mil pessoas já baixaram o app e mais de 42 mil agendamentos foram realizados pela ferramenta.
Para ter acesso às ferramentas de agendamento, os cidadãos de Aparecida devem acessar a App Store ou a Play Store, baixar o aplicativo “Saúde Aparecida” e inserir os dados solicitados para o acesso (login) de novos usuários (CPF, e-mail e número de celular). Em seguida, é preciso criar uma senha. Após esse procedimento, basta acessar o app sempre que precisar e aproveitar os benefícios.
No momento do primeiro acesso, se for necessário atualizar o cadastro do usuário no sistema da SMS, será enviada uma mensagem automática de orientação. A atualização pode ser feita em qualquer uma das 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade, bastando apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de endereço. Em até 24h após a atualização já será possível concluir o login e acessar todos os benefícios da ferramenta.
As vagas para consultas são geradas diariamente, com base na disponibilidade das agendas de cada médico da rede. Portanto, se houver dificuldade de agendamento pelo Saúde Aparecida, o usuário deve ficar atento, já que em até sete dias, novas vagas são abertas.
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, informa que as marcações realizadas diretamente nas unidades de saúde e via teleagendamento (0800-646-1590) continuam. Ele acrescenta que “aumentamos a capacidade de atendimento e hoje são ofertadas mais de 90 mil consultas por mês em toda a rede. Nossos usuários têm três opções de agendamento: presencialmente, por telefone e pelo aplicativo. Neste, já atingimos 67.169 pessoas cadastradas, montante que não para de crescer e vai acelerar ainda mais com essa ampliação”, esclarece.