Mulheres em situação de risco podem utilizar o aplicativo Mulher Segura para fazer denúncias e solicitar ajuda rápida à polícia. A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), é gratuita e permite que as cidadãs acompanhem o deslocamento da viatura e compartilhem sua localização enquanto aguardam socorro.
Por meio do aplicativo, é possível realizar denúncias de ameaças, do descumprimento de medidas protetivas, situações de violência doméstica, violência psicológica e lesão corporal. Além de permitir o acompanhamento da ocorrência pelas denunciantes, o Mulher Segura ainda oferece informações sobre a localização de batalhões e delegacias mais próximos.
Mulher Segura
O aplicativo foi criado e disponibilizado às goianas em 2023. Desde então, foram registrados mais de 2.318 boletins de ocorrência (RAIs) pela ferramenta.
Dados demonstram que, somente em Goiânia, 39% das mulheres já utilizaram o recurso, e em Aparecida de Goiânia, 21%. Outras cidades também estão na lista, como Anápolis, Trindade, Senador Canedo, Mineiros e Luziânia.

O aplicativo auxilia no socorro rápido às vítimas e na facilidade da denúncia anônima. O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, falou sobre a necessidade das mulheres terem a ferramenta instalada em seus celulares. “É importante que a mulher tenha o app instalado, pois, caso esteja em uma situação de perigo, poderá acionar imediatamente a polícia para que as providências sejam tomadas”, afirmou o titular da pasta.
Como ter acesso ao aplicativo Mulher Segura
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja de apps, seja em aparelhos Android ou iOS. Para utilizá-lo é necessário fazer primeiro um cadastro e autenticação do acesso.
Após o cadastro com os dados pessoais, o sistema estará pronto para uso. Na tela principal haverá um botão de solicitação de ajuda para acionamento de emergência para casos de violência e um sistema de georreferenciamento para garantir uma localização precisa do chamado.
Ao acionar o botão, um atendente confirma a ocorrência e envia uma viatura policial para o atendimento emergencial. A ferramenta também está integrada ao SiMRMTC, ferramenta de mobilidade urbana usada para acompanhar deslocamento de linhas do transporte coletivo em tempo real.
Leia mais sobre: Segurança Pública de Goiás / SSP-GO / Cidades

