26 de fevereiro de 2024
Investimento • atualizado em 02/07/2023 às 18:37

Com apoio do Governo Lula, Caiado amplia segurança para mulheres

Governo Federal entregou 58 viaturas e outros equipamentos a Goiás neste domingo (2), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)
Viaturas entregues em cerimônia no Palácio das Esmeraldas neste domingo (2). Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás
Viaturas entregues em cerimônia no Palácio das Esmeraldas neste domingo (2). Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás

Na manhã deste domingo (2), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em solenidade realizada no salão Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Na ocasião, o Governo Federal fez a entrega de 58 viaturas e outros equipamentos, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e nacionais, com destaque para parlamentares que integram a bancada feminina na Câmara dos Deputados, entre elas, as deputadas federais Flávia Morais (PDT), Delegada Adriana Accorsi (PT) e Silvye Alves (União Brasil).

Durante seu discurso, Flávio Dino afirmou que os equipamentos, armamentos e viaturas, serão destinados, sobretudo, para a causa da proteção das mulheres. “A violência contra as mulheres destrói lares, uma vez que quando há um feminicídio, ali perece junto a família. À medida em que o pai, enfim, o agressor ali naquela condição, vai receber a justa resposta penal [os filhos] ficam, na verdade, virtuais órfãos e órfãos. E por isso, se nós queremos, como queremos, de fato, prestigiar as famílias, nós temos que combater o feminicídio”, pontuou o ministro.

O governador Ronaldo Caiado, falou sobre aglutinar forças para tranquilizar as mulheres do estado de Goiás, em relação à questão da violência contra a mulher. E ressaltou que Goiás tem sido referência na Segurança Pública Nacional. “Olha, Goiás, modéstia a parte aí, eu vou ser um pouco imodesto. Mas Goiás está dando um show, em tudo”, disse em tom animado.

Reivindicações atendidas

A deputada federal Delegada Adriana Accorsi afirmou, na ocasião, que os deputados e deputadas goianas, além do próprio governador e seus secretários de Estado, tem sido recebidos constantemente por ministros do Presidente Lula e tido as suas reivindicações atendidas.

De acordo com a parlamentar, a perspectiva é de uma grande parceria, com muitas benfeitorias para o povo de Goiás.

“Essa entrega de equipamentos, armamentos, tecnologia no combate ao crime e as viaturas que são de grande qualidade, eu vejo que é um momento histórico, é um momento especial para o Estado de Goiás que sofre com esse desafio que é o combate à violência contra as mulheres. As nossas polícias têm feito um grande esforço, mas é um fenômeno complexo que traz muito sofrimento, muita violência, é uma legião de crianças órfãos do feminicídio em Goiás. Então é muito importante que a gente tenha esse apoio do Governo Federal no combate. Achei boa a ideia do governador, da delegacia estadual, já estive lá prestando o meu apoio. Coloquei emendas parlamentares para equipar a delegacia, também a DPCA, que combate a violência contra a criança, mas as viaturas vão ser um grande reforço”, destacou a deputada.

Deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT)

Segundo Adriana, os veículos devem ser destinados de acordo com a necessidade, às regiões com os maiores índices em Goiás, como Goiânia e Região Metropolitana e o entorno de Brasília.

A deputada federal Silvye Alves (União Brasil), destaca que conseguiu, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a verba para a reforma do Batalhão Maria da Penha, que ainda funciona em uma estrutura pequena, além da aquisição de 35 tasers.

“O Ministério da Justiça está muito conectado nessa pauta de violência doméstica e eu tenho certeza que vai ajudar bastante o Estado a reduzir seus índices”, disse Silvye.

Deputada federal Silvye Alves (União Brasil)

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, detalhou como será organizada a distribuição dos novos equipamentos.

“Já estamos fazendo todo o planejamento. Estaremos entregando grande parte desses equipamentos às delegacias, às DEAMs, especializadas em atendimento à mulher, ao Batalhão Maria da Penha, nas áreas afins, onde tem a questão da cidadania, a qual nós chamamos de policiamento comunitário. Então, a nossa área técnica já está fazendo a entrega dessas viaturas para todas as forças de segurança do nosso Estado, não só para a Maria da Penha, como também para delegacias especializadas”, pontuou o titular da SSPGO.

Renato Brum – Secretário de Segurança Pública de Goiás

Leia mais sobre: / / / / Política

Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.