23 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 21/05/2021 às 17:22

Apesar de aumento da ocupação em Goiânia, Aparecida registra baixa taxa de internação por covid-19

Leito de UTI no Hmap. (Foto: Clauvidino Antunes)
Leito de UTI no Hmap. (Foto: Clauvidino Antunes)

Enquanto Goiânia vê a taxa de ocupação dos leitos de covid-19 subirem, Aparecida de Goiânia mantém um índice baixo e ainda com tendência de queda.

A capital, nesta sexta-feira (21), tem ocupação de 64% nas UTIs da rede pública. No estado, pela manhã, o índice chegou a superar 80% novamente.

Por outro lado, em Aparecida de Goiânia a ocupação, que era de 63% em 10 de maio, fechou em 33% nesta quinta-feira (20).

Outro dado positivo é o índice R, que mede a transmissão do vírus. Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele é de 0,83 e indica retração da epidemia.

Segundo o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, já são 30 dias com o R abaixo de 1. Portanto, Aparecida de Goiânia experimenta um mês de certo controle sobre a transmissão do coronavírus.

Ao DG, Magalhães aponta o escalonamento regional como grande trunfo para manter a covid-19 sob controle. “Esse impacto dessa política de distanciamento está refletido nos nossos números. Tanto no nosso R, quanto na ocupação de leitos”, destacou. “Acredito que nossa ampla testagem também nos ajuda. A gente consegue ter um cenário da pandemia e quebrar a cadeia de transmissão”, completou.

O secretário citou que a taxa de positividade dos testes também permanece em 20%. Depois de um período de baixa, houve uma procura maior nos últimos dias, mas nada que preocupe a SMS, uma vez que o índice de positivos segue estável. Magalhães ainda reforça: “Pedimos à população que não relaxe nas medidas de distanciamento”.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia