23 de novembro de 2024
Esportes

Apático, São Paulo perde para o Cruzeiro em estreia no Brasileiro

Ábila - Cruzeiro. (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)
Ábila - Cruzeiro. (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

O que se esperava do São Paulo em sua estreia no Brasileiro, após três eliminações seguidas em mata-matas no ano, era uma reação imediata. Mas os tempos são de frustrações. Melhor para o Cruzeiro, o algoz tricolor na Copa do Brasil, que venceu por 1 a 0, neste domingo (14), no Mineirão, gol do atacante Ábila.

Rogério Ceni, que tem usado estatísticas e números para defender seus primeiros cinco meses de trabalho, terá mais uma semana para assimilar o golpe e dar algum alento ao são-paulino até a próxima rodada, no próximo domingo (21), quando enfrentará o Avaí, às 11h, no Morumbi.

Eliminados da Copa Sul-Americana no meio de semana, por Nacional (PAR) e Defensa y Justicia (ARG), respectivamente. Cruzeiro e São Paulo pareciam ainda abatidos por seus fracassos recentes nos minutos iniciais da partida no Mineirão, com pouca criatividade e muitos erros de passe.

Ceni levou a campo uma nova formação, com o jovem Eder Militão, 19, compondo a linha de três zagueiros com Maicon e Rodrigo Caio. Marcinho ganhou chance no ataque, ao lado de Cueva e Pratto. O São Paulo garantiu mais posse de bola, mas demorava para fazer a transição ofensiva. Quando passava do meio-campo, buscava sempre a jogada pelos lados.

Já o Cruzeiro forçava em acionar Arrascaeta, mais centralizado na linha ofensiva, mas não conseguia dar sequência às tentativas. Ábila era facilmente neutralizado.

Com propostas burocráticas e pouco inspiradas de ambos os lados, as chances de gols apareceram em falhas individuais. Em uma delas, aos 31 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro quase abriu o placar. Rodrigo Caio foi traído pelo quique da bola, mas Ábila, de frente para o gol, chutou em cima de Renan Ribeiro.

Sete minutos depois, veio a principal chance tricolor para marcar. Em contra-ataque veloz, Marcinho fez cruzamento preciso, mas Cueva, que seria substituído no intervalo para a entrada de Luiz Araújo, desperdiçou na pequena área.

O Cruzeiro voltou do vestiário mais atento. O resultado da nova postura apareceu logo aos dois minutos. Henrique se aproveitou da distração da defesa do São Paulo e cobrou lateral rapidamente para Alisson, que cruzou rasteiro para Ábila marcar.

Nem as trocas na equipe (Militão por Thomaz e Marcinho por Gilberto) nem o nítido cansaço dos mineiros nos dez minutos finais ajudaram o São Paulo a reagir. Em vez de troca de passes, a aposta tricolor limitou-se a alçar bolas na área. Pratto, isolado no ataque, trombava sem sucesso com a defesa adversária.

CRUZEIRO

Fábio; Lucas Romero (Lennon), Léo, Dedé, Diogo Barbosa; Hudson, Henrique, Arrascaeta, Rafinha (Lucas Silva), Alisson; Ábila (Raniel).
T.: Mano Menezes

SÃO PAULO

Renan Ribeiro; Militão (Thomaz), Maicon, Rodrigo Caio; Thiago Mendes, Jucilei, João Schmidt, Júnior Tavares; Cueva (Luiz Araújo), Pratto, Marcinho (Gilberto).
T.: Rogério Ceni

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Cartão amarelo: Rodrigo Caio (São Paulo)

Gol: Ábila aos 2 minutos do 2º tempo


Leia mais sobre: Esportes