26 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia pode ampliar fechamento do comércio nos próximos dias

Comércio fechado em Aparecida de Goiânia. Escalonamento regional foi retomado. (Foto: Claudivino Antunes)
Comércio fechado em Aparecida de Goiânia. Escalonamento regional foi retomado. (Foto: Claudivino Antunes)

Aparecida de Goiânia anunciou nesta terça-feira (23) que a classificação de risco do município passou de verde para amarelo, causando o fechamento do comércio aos domingos. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a crescente de casos e ocupação dos leitos no município deve causar uma mudança para o cenário laranja, ampliando as restrições, já nos próximos dias.

No nível de risco laranja, as macrorregiões fechariam, além de domingo, dois dias na semana e após às 12h de sábado. “Da forma como está, acredito que vamos para o cenário laranja nos próximos dias. É importante as pessoas terem consciência de que, daqui a pouco, poderemos ter um caos na saúde, com pessoas morrendo sem tratamento”, afirmou em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia.

O prefeito afirmou que medidas como o escalonamento regional da abertura do comércio aumentaram a taxa de isolamento, mas o número de casos diários está em alta. “Antes, tínhamos de 30 a 50 casos semanais. Atualmente estamos com média de 70 casos diários”, citou.

Com o pico da doença para grande parte de Goiás previsto para os próximos 30 dias, Mendanha alerta. “Acredito que estamos indo agora para o olho do furacão. As pessoas têm que ter muita responsabilidade e consciência nos próximos dias”, pediu.

Segundo o prefeito, a administração está tentando ampliar a oferta de leitos de UTI, mas há dificuldades na aquisição de equipamentos e também com pessoal. “Além dos equipamentos que são caros, você tem que ter equipes preparadas. Nem todo profissional médico está preparado para trabalhar na parte intensiva da saúde”, ponderou.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Destaque