10 de agosto de 2022
Aparecida de Goiânia

Comércio de Aparecida vai fechar aos domingos

Aparecida de Goiânia encerra o escalonamento regional. Foto: Sincopeças.
Aparecida de Goiânia encerra o escalonamento regional. Foto: Sincopeças.

O comércio em todas as macrozonas de Aparecida de Goiânia fechará aos domingos.  A medida já estará valendo a partir deste final de semana. O escalonamento regional das atividades econômicas passará por modificação após o crescimento do número de casos de Covid-19 na cidade e por conta do aumento da ocupação de leitos de UTI, na rede pública. No domingo, 29% dos leitos estavam ocupados. Nesta segunda-feira, a taxa chegou a 40%.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em Aparecida já foram confirmados 1688 casos de coronavírus. A mudança no escalonamento é feita pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus na ciadde

Aparecida está oficialmente no cenário amarelo, ou seja com risco considerado moderado. Neste cenário, o escalonamento regional continua, mas todas as macrozonas devem permanecer fechadas aos domingos.

Continua após a publicidade

“Os próximos dias serão muito difíceis e as pessoas precisam entender isso, entender a gravidade da situação. O que mais assusta é que os números estão crescendo muito rápido. Para se ter uma ideia, até 10 dias atrás estávamos tendo a confirmação de 50 casos por semana, agora a nossa média é de 70 casos diários. Na última semana foram confirmados 14 óbitos. Infelizmente, muitas pessoas não estão cooperando e isso nos deixa assustados”, disse o prefeito em vídeo divulgado em suas redes sociais nesta terça-feira, 23.

Informação divulgada pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia sobre escalonamento regional e os níveis de classificação de risco

Segundo a prefeitura, a cidade adotou em março, o isolamento social horizontal. Neste mês de julho foi implantado o escalonamento regional o modelo de isolamento social intermitente. Caso a situação piore, há ainda dois cenários, o laranja e o vermelho.

No cenário laranja, cada macrozona fecha duas vezes de segunda a sexta-feira, com não abertura dos estabelecimentos aos domingos.

Continua após a publicidade

No cenário vermelho, o comércio poderá fechar 10 dias e abrir quatro dias, considerando 14 dias, que são necessários para conter o avanço do vírus.

Exceções

Segundo a Prefeitura de Aparecida, com a entrada da cidade no cenário amarelo, de risco moderado, a exceção para funcionamento durante o novo formato do escalonamento regional, que terá início neste domingo, dia 28 de junho, é para farmácias (em modo delivery), supermercados, unidades de urgência e emergência e postos de combustíveis.