22 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 02/05/2024 às 10:17

Aparecida de Goiânia inaugura maternidade com capacidade para mais de 100 leitos e UTI’s neonatais

Com 30 leitos já em funcionamento, a unidade de saúde realizou, em dois meses, 200 partos e 1.700 atendimentos
Maternidade Municipal Maria da Cruz Gomes Santana foi inaugurada nesta quinta-feira (2), com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e diversas autoridades. Foto: Altair Tavares
Maternidade Municipal Maria da Cruz Gomes Santana foi inaugurada nesta quinta-feira (2), com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e diversas autoridades. Foto: Altair Tavares

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou, nesta quinta-feira (2), a Maternidade Municipal Maria da Cruz Gomes Santana. De acordo com o prefeito Vilmar Mariano, a nova unidade de saúde é resultado da aquisição do Hospital Garavelo.

“A gente pensava em montar uma maternidade aqui. Mas para licitar e fazer a obra, gastaria muito tempo. Então, compramos o Hospital Dr. Fernando Machado e hoje estamos entregando para a população”, afirmou o gestor municipal.

De acordo com o secretário da Saúde, Alessandro Magalhães, embora inaugurada na presente data, a maternidade já funciona desde o dia 19 de fevereiro, com 30 leitos. “Já fizemos mais de 200 partos e mais de 1700 atendimentos”, pontuou.

A expectativa é de ampliação para cerca de 100 leitos ainda em 2024. “O projeto é expandir para 60 leitos até o final do ano, podendo chegar até 101 leitos”, enfatizou o secretário. Com isso, o município soma, segundo Magalhães, aproximadamente 400 leitos municipais.

O secretário enalteceu, ainda, a colaboração do secretário-executivo das Relações Institucionais, Olavo Noleto, que, conforme Magalhães, possibilitou a ampliação de recursos para a aquisição da unidade de saúde. 

Presente no evento, o deputado federal Rubens Otoni (PT) destacou a participação do governo federal na ação e parabenizou a equipe da administração de Aparecida de Goiânia, pelo empenho. “Sou testemunha do esforço, da dedicação e da presença de vocês em Brasília. Quantas vezes foram reunir e buscar recursos para atender a saúde do município. Eu fico muito feliz de o governo federal, do presidente Lula, ter atendido a esse apelo e poder ajudar Aparecida em uma questão tão importante”, salientou.

O evento também contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), o ex-prefeito do município, Gustavo Mendanha (Patriota), dentre outras autoridades. Na ocasião, o gestor estadual evidenciou tratar-se de uma inauguração de “relevância ímpar” e ressaltou o trabalho de parceria realizado no Estado.

“O Estado de Goiás é o mais bem avaliado, porque fazemos um governo de parcerias”, frisou o governador. “Hoje, estamos dando oportunidade para que centenas de pessoas que moram em Aparecida possam ter aqui um tratamento qualificado, em uma maternidade com padrão de excelência”, acrescentou Ronaldo Caiado.

Situada no Setor Garavelo Residencial Park, a maternidade, que conta com as primeiras UTI’s neonatais públicas da cidade, funciona, de acordo com o Executivo municipal, 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial às gestantes da cidade via Sistema Único de Saúde (SUS).


Leia mais sobre: / / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades