Publicidade
Cidades
| Em 1 ano atrás

Aparecida de Goiânia é a terceira cidade que mais realiza cirurgias eletivas no país

Compartilhar

O levantamento do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o número de procedimentos hospitalares e ambulatoriais do Brasil revelou que Aparecida de Goiânia é a terceira cidade que mais realizou cirurgias eletivas no país, a primeira no ranking do Centro-Oeste. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontaram que entre os meses de janeiro e setembro deste ano, foram mais de 7 mil procedimento cirúrgicos desse tipo.

No ranking nacional, Aparecida ficou atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo, localizados na região Sudeste. Ao todo, foram 7.754 cirurgias eletivas no período analisado. O levantamento indica ainda que o Rio de Janeiro, primeiro do ranking, realizou 12.358 cirurgias eletivas, seguido de São Paulo, com 9.242 procedimentos realizados, ambas cidades mais populosas que o município goiano.

Publicidade

Além disso, Aparecida foi a cidade brasileira que mais faturou em procedimentos eletivos, já que também oferta cirurgias de alta complexidade, que são mais caras e difíceis de acessar na rede pública. Os valores executados somam mais de 11 milhões e lideram a lista, contabilizando recursos federais.

Publicidade

Ampliação do atendimento

Com as filas reduzidas e capacidade positiva, em 2023, Aparecida de Goiânia integrou o programa do Governo Estadual de Cirurgias Eletivas, lançado em 31 de maio. O programa visa reduzir as filas em todo o estado, e assim, a cidade passou a atender pacientes de mais 47 municípios em cinco unidades: Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), Hospital de Olhos, Hospital Santa Monica, Hospital São Silvestre e CEMED.

Publicidade

Na cidade, o HMAP figura como o principal operacionalizador. O Hospital tem capacidade de realizar 645 cirurgias eletivas mensais, além de 250 procedimentos hemodinâmicos. A unidade é gerida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade dos atendimentos, e conta com 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adultas e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.